NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em homenagem aos 72 anos da Fundação Hospital Adriano Jorge

Por Diretoria de Comunicação / Aleam

26.mai.2025 16:29h
img
Foto: Danilo Mello / Aleam

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta segunda-feira (26/5), Sessão Especial em homenagem aos 72 anos da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), referência na região Norte no tratamento da tuberculose e na realização de cirurgias de alta complexidade.

A homenagem foi proposta pelo presidente da Casa Legislativa, deputado Roberto Cidade (UB), e pelo deputado Dr. Gomes (Podemos), que preside a Comissão de Saúde da Aleam.

Dr. Gomes, que presidiu a Sessão, afirmou tratar-se de um reconhecimento justo da Assembleia Legislativa à instituição, que atende milhares de pessoas em todo o Amazonas.

“O Hospital Adriano Jorge é um hospital de retaguarda que atende milhares de pessoas na área de ortopedia, sendo referência no Norte do país também nas áreas de cirurgia geral e internação. O hospital tem suas próprias demandas. É um hospital-escola que forma vários médicos e contribui para a capacitação de profissionais que, posteriormente, são inseridos no mercado de trabalho para atender à população”, destacou o parlamentar.

O diretor-presidente da FHAJ, Ayllon Menezes, agradeceu a homenagem da Aleam à Fundação pelos 72 anos de serviços prestados à população do Amazonas.

“Grande parte da população tem algum vínculo com a Fundação, seja por já ter sido atendida ou por ter algum familiar que passou por aqui. Há 72 anos, essa história começou com um sanatório dedicado ao tratamento de pessoas com tuberculose, e esse trabalho foi crescendo. Hoje, a Fundação oferece mais de 23 especialidades médicas”, afirmou.

Ayllon Menezes destacou que a FHAJ realiza atualmente cirurgias bariátricas complexas e que, somente no ano passado, foram realizados mais de 7 mil procedimentos cirúrgicos.

A auxiliar de enfermagem Harlene Barroso, com 40 anos de serviços prestados à FHAJ, também foi homenageada como a servidora mais antiga da instituição.

“Muita emoção. Uma homenagem justa a todos nós, funcionários do Adriano Jorge, que é como uma família. Hoje, o hospital está bem melhor. Quando comecei, enfrentávamos muitas dificuldades. Agora temos tudo informatizado”, destacou.

Compuseram a mesa diretora da solenidade a secretária executiva de Assistência da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Liege Menezes, que representou o governador Wilson Lima; o diretor-presidente da Fundação Hospital Adriano Jorge, Ayllon Menezes; a diretora administrativo-financeira da Fundação, Samya Felipe; e o médico Sidney Chalub, diretor de Ensino e Pesquisa da FHAJ.

Dados

De acordo com os dados estatísticos de 2024, a FHAJ realizou mais de 278 mil atendimentos, 28 mil exames e 7.198 cirurgias nas especialidades de ortopedia e cabeça e pescoço.

 

Skip to content