NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa promove palestra sobre saúde mental para cadetes da Polícia Militar

Por Diretoria de Comunicação / Aleam

29.set.2025 14:16h
img
Foto: Alberto César Araújo / Aleam

A Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizou, na manhã desta segunda-feira (29/9), uma palestra voltada para 200 cadetes oficiais e alunos soldados da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), com o tema “Ideação Suicida: eu escolhi viver”. O evento, parte do programa Educando pela Cultura, aconteceu no auditório Belarmino Lins e teve como objetivo conscientizar os futuros agentes de segurança sobre a importância da saúde mental e da prevenção ao suicídio.

A escolha do tema reflete uma preocupação crescente com os índices de transtornos mentais e suicídios entre profissionais da segurança pública. De acordo com dados do Mapa da Segurança Pública de 2024, 148 policiais cometeram suicídio no Brasil, sendo 70% deles militares. No Amazonas, entre 2020 e 2024, 511 policiais civis foram afastados por transtornos mentais, incluindo depressão, ansiedade e estresse grave. Estudos apontam que fatores como pressão emocional, exposição constante à violência e ausência de apoio psicológico contribuem para esse cenário preocupante.

“Diante deste cenário, a Casa Legislativa busca contribuir com a formação dos futuros policiais e principalmente desmitificar o tema da saúde mental e reforçar a importância de pedir ajuda”, explicou Jander Lasmar, diretor da Escola do Legislativo.

Formação com foco na prevenção

Durante o evento, os participantes acompanharam uma palestra ministrada pela professora, mestre e psicóloga Luziane Vitoriano da Costa, da Universidade Nilton Lins. “Essa temática é sensível, mas que precisamos falar. Porque falarmos de suicídio, é também falar de vida”, destacou a especialista, que apresentou estratégias de prevenção e fortalecimento da saúde mental entre os jovens policiais.

A palestrante falou sobre meios de receber ajuda, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que é uma organização sem fins lucrativos e de caráter voluntário que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio a pessoas em crise, através do número 188.

Por meio de dinâmicas e conversas, Luziane Costa ressaltou a importância da a valorização da vida e a formação cidadã dos agentes de segurança. “Não se envergonhem de pedir ajuda, de buscar espaços de escuta e reflexão”, declarou a especialista.

Skip to content