NOTÍCIAS
A Sessão Ordinária desta terça-feira (30/9), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deu destaque à causa da comunidade surda com uma Cessão de Tempo em favor da presidente da Associação de Surdos de Manaus (ASMAN), Ângela Maria de Souza.
A iniciativa, proposta pelo deputado Wilker Barreto (Mobiliza), teve como objetivo principal alertar para a importância da campanha Setembro Azul, mês dedicado à celebração e conscientização sobre a cultura e identidade surdas, além da luta por acessibilidade e direitos.
O deputado destacou que o número de pessoas com deficiência auditiva no Brasil ultrapassa os dez milhões. Desse total, cerca de 2,7 milhões possuem surdez profunda, ou seja, não escutam nada. No Amazonas, são em média 154 mil pessoas com deficiência auditiva, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Esta Casa atua na produção de leis que beneficiam este grupo e, por isso, para falar com mais autoridade, ninguém melhor do que quem vivencia os desafios diários da surdez”, afirmou o parlamentar, passando a palavra à presidente da ASMAN.
Em seu discurso na tribuna da Aleam, Ângela Maria de Souza falou sobre os desafios enfrentados pelos surdos na sociedade e a persistência das barreiras de acessibilidade.
Entre os pontos levantados, estão a ausência de intérpretes de Libras em serviços essenciais como saúde e segurança, a carência de profissionais na educação bilíngue de qualidade e o despreparo da sociedade em geral para a comunicação em Libras.
“Por isso peço apoio deste Parlamento para a construção de políticas públicas que reforcem a inclusão na sociedade, fortalecendo a acessibilidade”, declarou Ângela de Souza, conclamando a união em favor dos direitos da pessoa surda.
A ASMAN atua há mais de 30 anos oferecendo aos associados atividades de capacitação e encaminhamento ao mercado de trabalho. A sede fica localizada na rua Santuário de Fátima, nº 29, bairro Alvorada 2.
Segurança pública
Os deputados também repercutiram o incidente ocorrido no município de Envira (a 1.208 quilômetros de Manaus), na noite da última segunda-feira (29/9). O deputado Comandante Dan (Podemos) apresentou vídeos produzidos pela população que mostram ônibus em chamas em uma garagem.
Segundo o parlamentar, o incêndio foi ocasionado por facções criminosas que ocuparam as ruas da cidade, espalhando pânico e ateando fogo em vários ônibus.
“É um absurdo que Envira passe por isso no mesmo dia em que recebeu a visita de um Ministro de Estado dos Portos e Aeroportos”, criticou o deputado, afirmando que “parece que o Amazonas é um estado padrão que podemos exportar modelo de segurança para o Brasil e o mundo”.
Os deputados Adjuto Afonso (UB) e Delegado Péricles (PL) também se manifestaram sobre o tema e cobraram respostas das forças de segurança do Estado.
“Há um mês venho solicitando do secretário de segurança reforço da tropa, porém, a resposta é sempre que eles não têm aeronave para enviar mais homens para o município de Envira”, denunciou Péricles.
Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950 – Parque 10 de Novembro, Manaus/AM, CEP: 69050-030
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta – 08h às 14h
Fone: +55 (92) 3183-4444 / CNPJ: 04.530.820/0001-46
Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950
Parque 10 de Novembro, Manaus/AM
CEP 69050-030
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta – 08h às 14h
Fone: +55 (92) 3183-4444
CNPJ: 04.530.820/0001-46