NOTÍCIAS

No dia consagrado à comemoração do aniversário de Manaus, o deputado estadual Comandante Dan (apodemos), lembrou que a capital amazonense ostenta excelentes índices econômicos, mas tem indicadores sociais inversamente proporcionais. Para ele, é necessário pensar nos cidadãos manauaras como principal alvo das políticas públicas.
“Manaus é o quinto produto interno bruto do país, entre todas as cidades brasileiras. Mais uma vez a Zona Franca de Manaus superou todos os desempenhos e alcançou faturamento recorde em 2025. Foram mais de U$ 26 bilhões, de janeiro a agosto. Um crescimento superior a 10% em relação a 2024. Mas e a nossa gente? Temos o pior desempenho nacional no ENEM: e 65% da população do Amazonas se localiza na Região Metropolitana de Manaus. Nossos índices de saneamento, arborização, e tantos outros, que representam qualidade de vida, estão entre os mais baixos do Brasil. Alguma coisa está errada”.
O deputado defende uma política pública específica que ele define como defesa social. O conceito envolve o conjunto de ações públicas e privadas para garantir a paz e a segurança coletiva, protegendo a sociedade contra ameaças, como a criminalidade e calamidades. Defesa social possui muitas abordagens, desde a proteção dos direitos fundamentais em um estado democrático, a medidas preventivas e punitivas contra o crime.
“Manaus convive com uma governança híbrida, com as facções criminosas exercendo a governança em determinadas áreas. Onde o poder público não ocupa, alguém vai preencher o espaço, em geral as organizações criminosas. Não há vácuo na segurança pública. Nossos jovens estão sendo cooptados por falta de oportunidade, por ausência de uma política pública social preventiva e inclusiva”, declarou o parlamentar, que nasceu em Rio Branco (AC), mas é cidadão manauara e amazonense.
Comandante Dan afirmou que deseja uma nova ordem social, logística e econômica para Manaus, consequentemente para todo o Estado, com foco em segurança pública, melhorias na infraestrutura, combate à fome e implementação de tecnologia.
Ele defende o aprimoramento da BR-319 e de outras infraestruturas de transporte (pontes, portos e aeroportos), além de uma segurança pública mais eficiente, com integração digital e monitoramento.
“Manaus sempre será o vértice principal do Estado. Eu trabalho e oro por uma Manaus e um Amazonas melhores”, finalizou.
Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950 – Parque 10 de Novembro, Manaus/AM, CEP: 69050-030
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta – 08h às 14h
Fone: +55 (92) 3183-4444 / CNPJ: 04.530.820/0001-46
Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950
Parque 10 de Novembro, Manaus/AM
CEP 69050-030
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta – 08h às 14h
Fone: +55 (92) 3183-4444
CNPJ: 04.530.820/0001-46