NOTÍCIAS

Comandante Dan destaca apresentação das bases de segurança dos rios do Amazonas, na COP30

Por Assessoria de Comunicação

12.nov.2025 12:50h
img
Foto: Assessoria de Comunicação

O deputado Comandante Dan (Podemos) fez referência, nesta quarta-feira (12/11), à apresentação das bases de segurança nos rios do Amazonas no painel de segurança pública da COP30. O pronunciamento ocorreu durante a sessão plenária do dia.

O parlamentar parabenizou os policiais que trabalham no combate ao narcotráfico e o secretário estadual de segurança, coronel Vinicius Almeida, mas destacou que a estratégia pode ser aperfeiçoada e se tornar mais efetiva.

“Travamos uma luta desigual contra as facções transnacionais, que avançam sobre o Amazonas de maneira voraz e continua. A presença do caso das bases de segurança é motivo de orgulho para as forças de segurança do Estado. Mas é importante lembrar que as bases são espécies de filtros que, ao mesmo tempo que contém drogas, infelizmente deixam passar outra grande quantidade. Sozinho o poder público do Amazonas não será capaz que controlar a faixa de fronteira e as linhas de divisa amazonenses”, disse.

Comandante Dan defende um plano de comando e controle integrado das regiões de fronteira e divisa do Amazonas, com forte presença de contingente policial, federal e estadual, além da participação das forças armadas, unidos em torno de um mesmo plano e apoiados por equipamentos de alta tecnologia. Ele apresentou a proposta de um plano emergencial de segurança pública para o Estado, unindo as diferentes esferas do poder executivo.

Um estudo de 2024 aponta que a venda de cocaína pode render até R$ 335 bilhões para as facções criminosas em nível nacional. Outras fontes indicam que o crime organizado movimenta, no mínimo, 3% do PIB do Brasil.

Em 2024, o Amazonas atingiu recorde histórico de apreensões de drogas, com 43,2 toneladas. No mesmo período, as apreensões de armas de fogo também cresceram, chegando a 1.593 unidades, representando um aumento de 11% em relação a 2023.

O parlamentar disse que, enquanto presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas e da União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale),  busca proporcionar a integração entre poderes estaduais e nacionais, para uma virada de mesa na segurança pública do Amazonas.

“Sem controlarmos a fronteira e sem a cooperação interinstitucional, continuaremos correndo atrás de bandido, enxugando gelo e chegando a lugar algum. Precisamos ser proativos e desenvolver ações preventivas, além daquelas repressivas que se fazem necessárias”, finalizou.

Skip to content