NOTÍCIAS

Sinésio Campos participa do Seminário Datacenters no Amazonas e defende grupo de trabalho para marco legal

Por Assessoria de Comunicação

17.dez.2025 14:32h
img
Foto: Assessoria de Comunicação

O deputado estadual Sinésio Campos (PT) participou na manhã desta quarta-feira (17) do Seminário “Datacenters no Amazonas – Polo para Datacenters Soberanos e Sustentáveis”, promovido pela Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), em parceria com o Fórum Nacional de Secretários de Minas e Energia e empresas de tecnologia, no auditório do Senai, em Manaus.

O evento reuniu representantes do poder público, iniciativa privada e especialistas para discutir o desenvolvimento de data centers no Amazonas, um setor central para a transformação digital da economia regional.

No seminário, Sinésio Campos destacou que o Poder Legislativo apoia a iniciativa e vê nos data centers uma grande oportunidade de diversificação econômica, atração de investimentos e geração de emprego qualificado para o Estado. O deputado defendeu a formação de um grupo de trabalho envolvendo o poder público e a iniciativa privada para discutir e elaborar um marco legal que garanta segurança jurídica para as empresas que desejam se instalar no Amazonas.

“Precisamos construir um ambiente normativo claro e seguro, que dê confiança para que investimentos em infraestrutura digital venham para o Amazonas e permaneçam aqui por muitos anos”, afirmou o parlamentar.

Sinésio ressaltou que a viabilidade da instalação de data centers no Amazonas está diretamente ligada aos avanços obtidos na área energética, especialmente com a quebra do monopólio do gás natural no Estado, tema que foi relatado por ele na Assembleia Legislativa e que ampliou os investimentos no setor de gás, fortalecendo a infraestrutura e garantindo segurança energética,  condição essencial para operações de alta demanda energética, como as de data centers.

A maior disponibilidade do gás natural no Amazonas cria condições mais estáveis e competitivas para esse tipo de empreendimento, reforçando o potencial do Estado para atrair projetos tecnológicos de grande porte.

 

Skip to content