NOTÍCIAS

O recurso para pesca artesanal no Amazonas foi depositado na última quarta-feira (24/12) e é fruto de emendas impositivas do deputado estadual Comandante Dan (Podemos), direcionadas à Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura do Amazonas (Separado). O recurso, que será utilizado com compra de motores e cestas básicas, foi transferido pela Secretaria à Federação dos Sindicatos dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Estado do Amazonas, que vai gerir a aplicação do investimento, devendo prestar contas do emprego das verbas.
O presidente da Federação dos Sindicatos dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Estado do Amazonas, Raimundo Braga, conhecido no meio profissional como Braguinha, publicou mensagem nas redes sociais agradecendo a parceria que o parlamentar tem mantido com o segmento da pesca artesanal no Amazonas.
Braguinha lembrou que o Comandante Dan (Aleam) foi o deputado estadual que mais destinou recursos para fortalecer a pesca artesanal no Amazonas, sendo aquele que mais investiu no setor em 2024 e em 2025.
Para o parlamentar, que está no seu primeiro mandato eletivo, as ações precisam ser integradas, não bastando apenas o envio de recursos.
“Eu sou um dos parlamentares amazonenses que mais viaja o nosso interior e bem sei da dimensão da atividade pesqueira no estado, no sustento de nossas famílias e até de comunidades inteiras. Sei a importância que tem para a nossa gente o seguro-defeso, que é, ao meu ver, um programa de renda mínima e ao mesmo tempo uma ferramenta de preservação ambiental. E sei do potencial que a pesca artesanal possui para se desenvolver e ocupar um lugar de destaque na economia estadual. Reunimos todas as condições por isso. Mas infelizmente nossos pescadores ainda carecem de muitas coisas. Por isso, destino recursos, mas vou além, reúno com os trabalhadores das águas, percorro as calhas de rio, sou porta-voz deles na Assembleia Legislativa e denuncio as dificuldades que eles enfrentam”, afirmou Dan.
Ao longo de 2025, o deputado manteve uma rotina de atuação parlamentar voltada à atividade pesqueira, com foco em infraestrutura (portos, gelo) e suporte às comunidades, buscando desenvolvimento e preservação ambiental. Destinou verbas para um porto exclusivo aos pescadores em Benjamin Constant, a 1.116 quilômetros de Manaus, e lutou por fábricas de gelo e energia sustentável para comunidades pesqueiras.
Dan Câmara, nome civil do Comandante Dan, considera que é necessário o fortalecimento do setor, impulsionando a produção de pescado, indo além da pesca predatória, com assistência técnica e incentivo à agroindústria. Ele também destinou emendas para fortalecer a pesca em Autazes, a 110 quilômetros da capital amazonense, e também participou da entrega da primeira aposentadoria emitida por um Sindicato de Pescadores, em Ipixuna, distante 1.480 quilômetros de Manaus, fortalecendo o diálogo com as comunidades.
Durante o ano de 2024, o deputado Comandante Dan destinou R$ 2.091.000,00 em emendas impositivas para a atividade pesqueira artesanal no Amazonas. Os recursos foram direcionados para a melhoria da qualidade de vida dos pescadores, por meio da Sepa e da Federação dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Estado do Amazonas (Fetape).
Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950 – Parque 10 de Novembro, Manaus/AM, CEP: 69050-030
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta – 08h às 14h
Fone: +55 (92) 3183-4444 / CNPJ: 04.530.820/0001-46
Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950
Parque 10 de Novembro, Manaus/AM
CEP 69050-030
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta – 08h às 14h
Fone: +55 (92) 3183-4444
CNPJ: 04.530.820/0001-46