NOTÍCIAS

Em apenas um mês de funcionamento, Centro de Inclusão Sensorial da Assembleia já realizou mais de 1.600 mil atendimentos

Por Diretoria de Comunicação / Aleam

03.fev.2026 13:44h
img
Foto: Herick Pereira

Desde a inauguração, em dezembro de 2025, o Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizou, até janeiro de 2026, 1.625 atendimentos a crianças de até 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Síndrome de Down e outros transtornos do neurodesenvolvimento.

O centro conta com cerca de 24 profissionais especializados, que atuam nas áreas de clínica geral, psicologia, terapia ocupacional, serviço social, nutrição e odontologia, atendendo crianças de até 14 anos.

O espaço dispõe de recursos terapêuticos sensoriais, como brinquedos, tapetes, tatames e almofadas, voltados ao estímulo da criatividade, à simulação de situações do cotidiano e ao desenvolvimento infantil. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O equipamento integra a Diretoria de Saúde da Aleam e amplia os serviços já oferecidos pelo Centro de Saúde Carlos Avelino.

Segundo o diretor de Saúde, Arnoldo Andrade, o número de atendimentos já demonstra o acerto da iniciativa.

“Mesmo em pouco tempo, realizamos 136 atendimentos de Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada), 107 de psicologia e 105 de fonoaudiologia, as áreas mais demandadas. Isso mostra a importância do investimento nesse público, diante da alta procura por esses serviços. A Assembleia já aponta um caminho, mesmo sabendo que a demanda é muito maior”, afirmou.

Atenção aos servidores

Para o diretor, a iniciativa também atende a uma demanda antiga dos servidores da Casa.

“Sempre houve a necessidade de apoio para dependentes que precisam dessas terapias. O acesso é difícil e a criação do centro facilita esse atendimento, que também alcança a comunidade, já que diariamente recebemos pedidos de ajuda e tratamento”, destacou.

Centro de Inclusão Sensorial

O Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade foi inaugurado pelo presidente Roberto Cidade (UB) e representa um avanço no atendimento a pessoas com TEA no Amazonas, tornando a Aleam a segunda Casa Legislativa do país a oferecer atendimento especializado a pessoas com transtornos do desenvolvimento.

A estrutura conta com sete consultórios para atendimento ambulatorial e equipes multiprofissionais, incluindo nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, odontólogos e outras especialidades voltadas ao desenvolvimento sensorial e motor.

O centro homenageia o ex-deputado, médico pediatra e radialista Hamilton Maia Cidade, integrante da 11ª Legislatura da Aleam, entre 1987 e 1990.

 

Skip to content