PERFIL

DO DEPUTADO

Adjuto Afonso

Natural de Pauini, na Calha do Rio Purus, Adjuto Rodrigues Afonso veio para Manaus estudar e começou a trabalhar como office boy, aos 14 anos, em uma agência bancária, lugar em que se destacou e foi ocupando cargos de chefia, chegando a ser gerente geral de importantes agências bancárias no Estado do Amazonas.

É formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), casado, pai de 2 filhos e avô de 2 netos. Exerce o 6º. mandato de sua carreira política, já foi eleito deputado estadual nos anos de 1998, 2006, 2010, 2014, 2018 E 2022. Ele acredita que a boa política é praticada com diálogo, presença, compreensão, amizade e, acima de tudo, ética, transparência e honestidade.

Seus mandatos são exercidos ouvindo os envolvidos e buscando construir o melhor caminho para atender as demandas coletivas da capital e do interior do Amazonas. Tem como bandeira de luta o desenvolvimento econômico a partir do empreendedorismo e do cooperativismo, e acredita em um novo modelo econômico para o interior, que incentive o crescimento de acordo com as potencialidades de cada região.

Adjuto Afonso também encabeça movimentos pela construção e reforma de portos, aeroportos, abertura de novas hidrovias, e que sejam estabelecidos critérios para a privatização do rio Madeira, conforme projeta o governo federal, assim como também luta pela regulamentação da navegação, pois as estradas do Amazonas são os rios. Também é um dos municipalistas que luta pela devolução de prerrogativas às Assembleias Legislativas, tendo como um dos objetivos, permissão para avaliar a criação, fusão e desmembramentos de municípios, considerando a necessidade de regiões do Estado do Amazonas.

O deputado Adjuto Afonso ocupou, na 19ª Legislatura, biênio 2021/2022, a função de 3º. vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O parlamentar preside, ainda, a Comissão de Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul, a Frente Parlamentar Estadual de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Amazonas (Frempeei-AM) e a Frente Parlamentar do Cooperativismo do Estado do Amazonas (Frencoop-AM).

Em âmbito nacional, foi eleito em 2021, Secretário Geral do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM), entidade internacional que congrega e representa parlamentares do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela, através de seus blocos nacionais. Já foi presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que tem sede em Brasília, entidade que representa 1.059 deputados estaduais em todo o país, sendo a voz do parlamento junto ao governo federal. O mandato foi de fevereiro a junho de 2017, e o parlamentar foi bastante elogiado por dar agilidade aos processos da entidade em curto prazo.

No âmbito da Unale, defendeu e conseguiu êxito em temas como, Free Shop, Energia Solar, além de lutar pelos subsídios para a aviação regional na Amazônia, junto ao Governo Federal.

Adjuto Rodrigues Afonso

Pauini (AM)

16/06

deputado.adjutoafonso@aleam.gov.br

(92) 3183-4401

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
Adjuto Afonso cumpre agenda em Brasilia e discute aviacao regional na Anac Foto Jessen Peixoto Unale
17.04.24 15:27h
Adjuto Afonso cumpre agenda em Brasília e discute aviação regional na Anac
O deputado Adjuto Afonso (União Brasil), ainda cumprindo agenda na capital federal, participou nesta quarta-feira (17/4), de uma reunião do Parlamento Amazônico na sede da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), para debater pautas importantes à região. A mesa diretora da entidade também reuniu com o diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para discutir sobre aviação regional. O Parlamento Amazônico reúne todos os estados do Norte do país, com pautas e demandas comuns a todos eles, sempre relacionados à preservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia. A próxima reunião do grupo deve acontecer no Amazonas, no dia 25, e vai discutir ações de cooperação conjunta, entre os estados, para enfrentar os desafios ambientais, sociais e econômicos do Norte do país. O deputado Adjuto Afonso destacou a importância na reunião ocorrida, na sede da Unale. “Essas discussões do Parlamento Amazônico são fundamentais para enfrentar os desafios da Amazônia. Nós, que somos parlamentares do Norte, sabemos a real necessidade do estado e das cidades do interior. O parlamento pode ajudar a coordenar políticas e iniciativas que promovam práticas sustentáveis, empreendedorismo, manejo florestal etc. Essa reunião que vai ocorrer em Manaus no dia 25 vai ser de extrema importância porque vamos abordar todos esses temas”, explicou o deputado. Após a reunião na Unale, o grupo seguiu para a sede da Anac e reuniu com o diretor da entidade, Tiago Souza. O objetivo foi cobrar mais voos para a região amazônica e fiscalizar a operação nos municípios. Na ocasião, o parlamentar relatou a carência de mais investimentos do setor aéreo na Amazônia. “O Norte está, como sempre, isolado. Precisamos de mais voos para operar nos municípios, mas também não é somente isso. Não adianta nada incentivarmos a aviação regional, e os preços das passagens ficarem lá nas alturas, além da ausência de voos, porque inviabiliza que as pessoas se desloquem entre as cidades. Exemplo disso é o Festival de Parintins, agora em junho,” finalizou ele. O diretor da Anac foi receptivo e ouviu as demandas dos deputados do Norte do país, no sentido de melhorar os voos e fiscalizar a operação da empresa que atua na região.  
Ler mais
Adjuto Afonso participa de Forum sobre emancipacao de municipios na Camara Federal em Brasilia
16.04.24 12:45h
Adjuto Afonso participa de Fórum sobre emancipação de municípios na Câmara Federal, em Brasília
O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) participou nesta terça-feira (16/4), do 1° Fórum Nacional de Debates sobre Emancipações de Distritos no Brasil, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O tema é defendido pelo parlamentar no Amazonas há muitos anos. Ele participou, inclusive, de vários debates através da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A iniciativa do evento é da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Emancipação de Distritos no Brasil, presidida pela deputada federal Flávia Morais (PDT/GO), que discute a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Emancipação 143/2015, de autoria do deputado federal Danilo Fortes (PMDB/CE), que devolve os poderes aos deputados para legislar sobre o tema, acrescentando ementa no artigo 18-A, da Constituição Federal, para fixar os procedimentos e o período para a criação, incorporação, fusão e o desmembramento de municípios. O deputado Adjuto Afonso, que defende a pauta desde o seu primeiro mandato, chegou a criar, em 2016, a Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalista do Amazonas (Faddeam), para articular forças em nível nacional. Ele reiterou que a solução seria a aprovação de uma PEC que devolveria às Casas Legislativas autonomia para legislar sobre o tema, a partir de análise econômica, jurídica, política e social das regiões, por meio de estudo técnico. “Há anos tramitam Projetos de Lei no Congresso, tratando sobre a emancipação de municípios, porém, existem fatores que impedem os processos a serem finalizados, como por exemplo, força política. A solução seria que conseguíssemos aprovar uma PEC, documento que não se altera, para devolver as nossas prerrogativas, que nos foi tirada em 1996. Com essa devolução, teríamos a autonomia para legislar sobre isso, que obrigatoriamente estipularia as condições para os distritos que tivessem interesse”, explicou o deputado. O Estado do Amazonas tem aproximadamente 45 distritos que, segundo seus representantes, afirmam estar aptos para serem emancipados, um deles é Matupi, em Manicoré. A região tem um bom desenvolvimento econômico, no entanto, a população tem dificuldades no acesso a serviços públicos, porque é um distrito e as pessoas precisam se deslocar para a sede. A importância do tema reuniu, na capital federal, parlamentares de todo o país, incluindo o presidente da Unale, deputado cearense Sérgio Aguiar. Pelo Amazonas também participa o deputado Sinésio Campos (PT). Ainda durante o evento, acontecerá uma audiência com o ministro do Superior Tribunal Eleitoral, pedindo por aqueles distritos que desejam se emancipar que já sejam consultados na próxima eleição de prefeito e vereador desse ano.  
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Econômicos
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Indústria, Comércio e Zona Franca
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Obras, Patrimônio e Serviços Públicos
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Mulher, da Família e da Pessoa Idosa
Suplente
HOJE
segunda, 29 de abril de 2024
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.