PERFIL

DO DEPUTADO

Sinésio Campos

O deputado estadual Sinésio da Silva Campos é natural de Santarém/PA, estudou o Ensino Médio na Escola Agrotécnica Federal de Manaus, atual Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas (IFAM), formando-se em Técnico Agropecuária. É Bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudo do Comportamento Humano – CENESC (Universidade Federal do Amazonas). Pós-Graduação Lato Sensu em Ética e Política, pela Universidade Católica de Pernambuco.

Mandato Atuante

É professor concursado da rede municipal e estadual de ensino do Amazonas, deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), pelo Partido dos Trabalhadores (PT), do qual é filiado desde 1991. Atualmente, é presidente do Partido dos Trabalhadores, no Amazonas, pela 3° vez, presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento, Vice- Presidente da Comissão de Educação, Membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, membro da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, membro da Comissão de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos, Membro da Comissão de Turismo e Empreendedorismo, membro da Comissão de Políticas Sobre Drogas, membro da Comissão de Cultura, membro da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade.

É Presidente do Parlamento Amazônico, entidade que congrega as Assembleias Legislativas dos nove Estados que compõem a Amazônia brasileira: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, que tem o objetivo de buscar soluções para problemas vivenciados na Amazônia, com alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico aos Estados.

Mantém-se firme no propósito de lutar pelo engrandecimento e fortalecimento do Amazonas, buscando sempre políticas e pautas que visam melhorar a vida do povo amazônida.

Bandeiras de Lutas;

Trabalha para que seja aplicada a Política de Saneamento Básico no Amazonas, estabelecida pela Emenda Constitucional n. 93 de 5 de maio de 2016, de sua autoria e já incluída na Constituição do Estado. Defende a necessidade de maior investimento no Setor Primário que resulte em crescimento econômico, melhores condições de trabalho e acesso às novas tecnologias para os produtores rurais do Amazonas.

Como Presidente da Comissão de Minas e Energia na Assembleia Legislativa, luta pela contemplação e continuidade do Programa Luz Para Todos nos municípios do Estado, visto que o Luz Para Todos cumpre uma importante função social beneficiando com energia elétrica comunidades rurais do Amazonas.

É autor da Proposta de Emenda Constitucional n° 07/2020, aprovada pela Aleam, que altera e direciona a Política Energética do Estado, na qual visa estabelecer novas orientações para o Amazonas organizar e fortalecer as questões de desenvolvimento de energia, incluindo sua conversão, distribuição e uso, beneficiando, principalmente, a população amazonense.

A PEC n° 07/2020 inclui direções à Política Energética Estadual, bem como regras estruturantes e procedimentais, como, por exemplo, fiscalizar o setor energético no Estado; criar o Conselho Estadual de Energia; estabelecer um Plano Energético Estadual; organizar um banco de dados do setor energético, além de ter participação e o controle social no segmento.

Sinésio também articula propostas que fomentem o mercado do Gás Natural Veicular (GNV), no Amazonas, entre os principais pontos debatidos estão a ampliação do número dos postos de combustíveis GNV, facilitação de crédito para os motoristas de aplicativo/táxi, diminuição de taxa como, por exemplo, o Ipva, além de buscar junto ao governo do Estado legislação para subsídios tanto para os motoristas de aplicativo, quanto para os empresários desse segmento.

Criou, no âmbito da Aleam, juntamente com prefeitos, vereadores e representantes dos órgãos competentes a Associação dos Municípios Mineradores do Amazonas (AMMA), que debate formas de organizações que defendam a mineração como atividade indutora de desenvolvimento econômico no Estado do Amazonas. Debate sobre a regulamentação, infraestrutura e segurança do Transporte Fluvial de passageiros e cargas no Estado do Amazonas em face da dimensão e complexidade do território Amazônico, detentor da maior bacia hidrográfica do mundo. Também cobra desde o início do seu mandato, como deputado estadual, uma rodoviária digna para a população, tornando este fato alvo de protestos e preocupação e, desta forma, o parlamentar leva constantemente o assunto à tribuna da Aleam para que a Casa Legislativa, Governo Federal e órgãos competentes tomem posição frente ao problema buscando soluções definitivas, fazendo assim seu papel como representante do povo.

Foi relator do Projeto de Lei n° 72/ 2018, que autorizou o reajuste salarial em 27, 02% aos professores do Amazonas, pois defende a necessidade da valorização da classe e uma educação de qualidade aos alunos e aos professores do Amazonas. Também debate a criação de uma política pública para o manejo sustentável e comunitário de jacarés no Amazonas, como forma de geração de renda e crescimento econômico ao estado e principalmente às comunidades ribeirinhas.

É autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que acrescenta o parágrafo 4º do art. 237 da Constituição Estadual do Amazonas, permitindo que o Estado e os Municípios possam criar, na forma da lei, áreas de reserva, proteção, conservação, uso e manejo comunitário sustentável de crocodilianos e testudines.

Pauta sobre a implementação de Consórcios Intermunicipais no Estado, lei que dispõe sobre normas gerais para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios contratarem consórcios públicos para a realização de objetivos de interesse comum e dá outras providências.

Defende e apoia a implantação do projeto eixo Multimodal Manta-Manaus, que objetiva ligar o Pacífico Equatoriano com a Amazônia Brasileira por meio de portos e rodovias, melhorando as relações comerciais dentro da América do Sul, além de ser uma alternativa ao Canal do Panamá para o comércio com a Ásia, resultará em desenvolvimento, emprego e renda para o Amazonas.

Luta pela implementação do Polo ou Distrito Naval no Amazonas, que visa elaborar a construção de barcos para finalidades como transporte de pessoas, esportivos, de lazer e turismo, além de flutuantes, balsas e pequenas e médias embarcações. Terá estaleiros para reparos, náuticos e demais empresas da cadeia produtiva naval, gerando em média mais de 30 mil empregos.

Sinésio da Silva Campos

Santarém (PA)

03/12

deputado.sinesio@aleam.gov.br

(92) 3183-4432

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
‘Gas do Povo vai garantir acesso ao gas de cozinha sem atravessadores afirma Sinesio Campos Foto Hudson Fonseca Aleam
11.02.26 16:05h
‘Gás do Povo vai garantir acesso ao gás de cozinha sem atravessadores’, afirma Sinésio Campos
O deputado estadual Sinésio Campos (PT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta quarta-feira (11/2), para orientar a população sobre como ter acesso ao programa Gás do Povo, do Governo Federal. Segundo o parlamentar, o novo modelo garante mais transparência e elimina a necessidade de intermediação política para que as famílias recebam o benefício. “O cidadão habilitado poderá se dirigir diretamente a uma revendedora autorizada e retirar a botija, sem atravessadores, sem precisar pedir favor a prefeito, vereador ou a qualquer político”, afirmou. De acordo com o deputado, o programa foi estruturado para garantir que o acesso seja direto, digital e vinculado ao Cadastro Único (CadÚnico), priorizando famílias de baixa renda. “O objetivo é assegurar dignidade. As famílias não vão mais precisar recorrer ao carvão ou à lenha por falta de condições de comprar o gás. O benefício chega de forma direta a quem realmente precisa”, ressaltou. Para ter acesso ao benefício, é preciso ter renda familiar per capita mensal de até meio salário mínimo (atualmente R$ 810,50). O beneficiário poderá retirar o botijão diretamente em revendedores de gás autorizados, credenciados pelo programa. A retirada do botijão pode ser feita de três formas: utilizando o Cartão Bancário do Bolsa Família (com chip); Cartão de Débito da Caixa Econômica Federal ou via CPF do beneficiário e código de validação no celular. Após a verificação dos dados, o sistema libera a retirada do botijão, sem necessidade de pagamento. Ao final do pronunciamento, Sinésio orientou a população a buscar informações apenas em canais oficiais e manter o Cadastro Único atualizado. “Esse é um direito do povo. Não precisa favor, não precisa indicação política. Basta estar dentro dos critérios e procurar uma revendedora autorizada. O Gás do Povo é uma política pública para garantir dignidade às famílias brasileiras”, concluiu.
Ler mais
Sinesio Campos articula derrubada de taxa que prejudica produtores rurais do Amazonas Foto Ney Xaiver
11.02.26 16:01h
Sinésio Campos articula derrubada de taxa que prejudica produtores rurais do Amazonas
Nesta quarta-feira (11/2) foi realizada uma reunião na Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para ouvir os produtores rurais do Amazonas que procuraram a Casa após a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF) informar o início da cobrança de taxas de fiscalização sanitária sobre produtos de origem animal. A cobrança está prevista na Lei nº 4.417/2016, posteriormente regulamentada também pela Lei nº 6.173/2022, mas nunca havia sido efetivamente aplicada pela autarquia. A mudança ocorreu após recomendação do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), que orientou a ADAF a realizar o lançamento e a cobrança das taxas previstas na legislação. O problema, segundo os produtores, é que a implementação imediata da cobrança acarretaria aumento significativo nos custos de produção, afetando diretamente pequenos e médios produtores rurais e podendo resultar em elevação no preço de produtos como ovos, leite e derivados. Diante da situação, o deputado estadual Sinésio Campos (PT), vice-presidente da Comissão de Agricultura, articulou uma reunião emergencial na manhã desta quarta-feira, na sede da Aleam. O encontro reuniu produtores, representantes de entidades de classe, parlamentares e membros do Governo do Amazonas para debater a legalidade e os impactos econômicos da cobrança. Durante a reunião, Sinésio destacou os riscos para o setor primário. “Estamos enfrentando a competição dos produtores rurais de estados vizinhos. Se essa taxa for cobrada, muitos negócios correm o risco de fechar, e os produtos como ovos e derivados de leite irão ficar mais caros para o consumidor final. Precisamos revogar a lei e impedir essa cobrança”, disse. O parlamentar ressaltou que o Amazonas precisa fortalecer sua produção local, e não criar entraves que dificultam a permanência do produtor no campo. Ao final da reunião, ficou decidido que a lei que instituiu a cobrança será inteiramente revogada. A proposta de revogação foi apresentada pelo deputado Cristiano D’Angelo e recebeu a subscrição do deputado Sinésio Campos, consolidando o entendimento de que a medida é necessária para proteger o setor produtivo e evitar impactos negativos na economia e no bolso da população. O deputado Sinésio Campos apresentou um pedido para que o projeto seja analisado em regime de urgência na Assembleia Legislativa, que foi aprovado pelo plenário na tarde desta quarta-feira. A proposta agora aguarda parecer da Comissão de Constituição de Justiça e Redação (CCJR) e deverá ser incluída na próxima pauta de votação da Aleam.  
Ler mais
WhatsApp Image 2026 02 10 at 11.58.54
10.02.26 15:10h
Sinésio Campos realiza entregas de emendas destinadas a municípios do Baixo Amazonas
O deputado estadual Sinésio Campos (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta terça-feira (10/2) para destacar a intensa agenda cumprida no interior do Estado, com ações viabilizadas por emendas parlamentares do seu mandato em municípios do Baixo Amazonas. Ao longo do último final de semana, cinco municípios receberam ações do programa “Não Faça Queimadas, Use Calcário!”, iniciativa idealizada pelo parlamentar e executada em parceria com a Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig). Cada município foi contemplado com 6 toneladas de calcário agrícola, totalizando 30 toneladas do fertilizante, destinadas a fortalecer a agricultura familiar, melhorar a qualidade do solo e reduzir o uso do fogo nas áreas de cultivo. As entregas ocorreram nos municípios de Nhamundá, Parintins, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Maués, beneficiando comunidades rurais, cooperativas e associações de produtores. Além do apoio à produção agrícola sustentável, a agenda incluiu a entrega de computadores para implantação de um laboratório de informática em Barreirinha, ampliando o acesso à tecnologia e à educação. Em Parintins, o deputado realizou a entrega de equipamentos para o laboratório de História da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), também adquiridos por meio de emenda parlamentar. Na área da saúde, Sinésio Campos destacou a entrega de um Arco Cirúrgico ao Hospital Padre Colombo, em Parintins, equipamento essencial para a realização de procedimentos cirúrgicos com maior precisão e segurança, fortalecendo o atendimento à população do município e da região. Em Boa Vista do Ramos, o parlamentar também visitou produtores de babaçu, projeto produtivo apoiado com recursos de emenda parlamentar, voltado à geração de renda, ao fortalecimento da economia local e ao desenvolvimento sustentável das comunidades rurais. Segundo Sinésio Campos, as ações demonstram o compromisso do mandato com investimentos que impactam diretamente a vida da população do interior. “Estamos levando recursos onde o povo mais precisa, apoiando a produção rural, a educação, a saúde e a economia solidária. É assim que o mandato cumpre seu papel, com presença no território e ações concretas”, destacou o deputado. --
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Ética
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Transporte, Trânsito e Mobilidade
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Educação
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Turismo, Fomento e Negócios
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Turismo, Fomento e Negócios
Suplente
HOJE
segunda, 16 de fevereiro de 2026
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.
Skip to content