NOTÍCIAS

A pedido de Tony Medeiros, Governo autoriza criação da Universidade Rural

Por Assessoria

07.mai.2021 15:00h
img
Foto: Alberto César Araújo

O deputado estadual Tony Medeiros (PSD) anunciou, nesta quinta-feira (6), que o governador Wilson Lima (PSC) já autorizou a criação da Universidade Rural. A medida atende uma indicação do parlamentar para levar educação superior à cerca de 300 mil pessoas que concluíram o ensino médio nas zonas rurais dos municípios.

O anúncio foi feito durante Cessão de Tempo da deputada Therezinha Ruiz, em comemoração aos 20 anos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que contou com a presença do reitor Cleinaldo Costa.

“Diante de todos quero dar essa boa notícia, pois sei o quanto é importante para mais de 330 mil jovens que já passaram pelo ensino médio e que podem com a Universidade Rural implantada cursar o nível superior”, disse o deputado explicando  que a Universidade Rural é o aproveitamento de todo o aparato tecnológico que já existe na Seduc e que hoje é usado para o ensino médio para oferecer curso superior por meio da UEA.

Tony Medeiros lembrou que essa conquista foi fruto de muito trabalho e insistência. “Desde o meu primeiro mandato nesta casa venho insistindo nessa pauta. Por isso, quando o governador me disse que a Universidade estava autorizada,  fiquei muito feliz, principalmente pelos jovens do nosso interior, pois só assim seremos iguais nas oportunidades “, afirmou Tony.

De acordo com Tony, a Universidade Rural não é uma nova instituição de ensino, mas sim,  um departamento  da UEA que coordenará todas as atividades. Nesse primeiro momento para as mais de 3 mil e quinhentas comunidades deverão ser oferecidos os seguintes cursos:  Agroecologia, Produção Pesqueira e Produção de Alimentos.  “Nós já temos, inclusive, a data para iniciar as atividades da Universidade Rural. Se tudo der certo no início de 2022 vamos começar”, finalizou Tony Medeiros.