NOTÍCIAS

A pedido do deputado Tony Medeiros, Suhab busca regularização de ocupações de Parintins

Por Assessoria de Comunicação

15.out.2021 9:36h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado Tony Medeiros (PSD) esteve nesta quinta-feira (14), em Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus) juntamente com o titular da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), João Coelho Braga, e o vereador do município, Massilon Medeiros, tratando da desapropriação dos terrenos onde estão localizados as ocupações do Pascoal Allagio, orla do bairro da União, Castanhal, Bombeamento e Lady Laura.

De acordo com Tony Medeiros, o déficit habitacional em Parintins ainda é muito alto, por isso é preciso buscar soluções para que os moradores desses locais tenham maior dignidade. Segundo ele, são mais de três mil famílias morando nessas áreas.

“Não podemos ficar de olhos fechados para essa triste realidade.  O poder público precisa encontrar meios para que as pessoas morem  em lugares com maior estrutura e que não estejam correndo riscos, principalmente para a saúde. E este é o objetivo dessa vinda a Parintins, encontrar soluções para esses moradores”, disse o deputado Tony Medeiros explicando que levou o assunto ao governador Wilson Lima,  e este se dispôs a encontrar, junto a Suhab, soluções para as áreas de Parintins que estão ocupadas irregularmente.

Assim que chegaram na cidade eles tiveram uma reunião com os proprietários das terras onde os bairros estão localizados. No encontro ficou estipulado um valor que deverá ser desembolsado pelo Estado para que seja efetivada a desapropriação.

Segundo João Braga, a reunião serviu para conhecer valores e a partir daí resolver o problema. “Vamos levar ao conhecimento do governador (Wilson Lima) o valor estipulado, mas,  acredito que a desapropriação será efetivada”, afirmou o superintendente. Ele informou ainda que o Estado fará um levantamento socioeconômico das famílias do Pascoal Alaggio e do Castanhal para que as terras sejam regularizadas. “É muito importante regularizar uma invasão que já está consolidada, fazer um projeto de infraestrutura e dar condições de moradia a essas famílias, e essa é a intenção do governador”, afirmou ele.

De acordo com o líder comunitário da ocupação do Castanhal, kildson Roberto, cerca de 500 famílias moram naquela área e aguardam uma solução há pelo menos seis anos. “Essa intervenção do deputado Tony junto ao secretário Braga é extremamente importante para esta demanda que tem no município. Há cinco anos essas famílias aguardam e o que nós esperamos é uma solução efetiva para essas famílias”, disse.