NOTÍCIAS

Ação ‘Dezembro Vermelho’ vai oferecer testes rápidos de HIV e distribuição de preservativos na Aleam

Por Assessoria de Comunicação

29.nov.2023 12:06h
img
Foto: Divulgação

Na próxima terça-feira(5), será realizada a ação Dezembro Vermelho com oferta de testes rápidos e distribuição de preservativos para servidores e visitantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O evento está sendo promovido pela deputada estadual e presidente da Comissão de Saúde, Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), em parceria com a Diretoria de Saúde da Aleam, Diretoria de Assistência Social e a Fundação de Medicina Tropical – Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT- HVD).

Para a parlamentar, a campanha tem um papel fundamental na sensibilização, prevenção e diagnóstico de ISTs, Aids/HIV e Hepatites Virais.

“A Aids é uma doença que não tem cura, mas o tratamento imediato logo após o diagnóstico positivo faz toda diferença na qualidade de vida do indivíduo. E infelizmente temos visto um crescimento de casos entre jovens e pessoas com idades mais avançadas. Por isso estamos promovendo esta ação na Aleam para que os servidores ou visitantes que estiverem aqui possam se conscientizar e se prevenir”, afirmou.

Serão oferecidos testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além da distribuição de material informativo e preservativos, tanto masculinos como femininos.

De acordo com o gestor da Diretoria de Saúde, Dr. Arnoldo Andrade, a parceria entre Aleam e FMT é fundamental para o trabalho que já é realizado pela diretoria junto aos servidores, incluindo o acompanhamento de trabalhadores diagnosticados com ISTs.

“Essa parceria da Assembleia com a FMT nos garante um apoio da medicina tropical na prevenção, possível diagnóstico e tratamento. Nós sabemos que essa forma de tratamento das ISTs hoje está embasada nesse instituto. Então a Assembleia Legislativa que tem um corpo médico, um corpo clínico, necessita estar consultando essa fundação para tratar, para acompanhar e para fazer a prevenção”, pontuou.

A ação será realizada na Diretoria de Saúde, das 09h às 12h.