NOTÍCIAS
Quase cinco mil pessoas foram alcançadas pelas ações da Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas (Fenapred) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante a campanha Setembro Amarelo.
As atividades ocorreram em escolas estaduais, praças, órgãos públicos e instituições privadas, com foco na conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, ao uso de álcool e outras drogas. Foram realizadas palestras educativas e distribuídos materiais informativos, além do tradicional laço amarelo, símbolo da campanha.
A frente parlamentar, presidida pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos), tem como missão contribuir para a formulação de políticas públicas e estratégias voltadas à prevenção da depressão, do suicídio e do uso de drogas na sociedade amazonense. Também promove serviços de atenção psicossocial voltados à saúde mental da população do estado.
“Realizamos ações durante todo o ano por meio da Fenapred, mas o Setembro Amarelo é, sem dúvida, um dos períodos mais importantes do nosso calendário de conscientização. Ele chama a atenção para um tema delicado, mas que precisa ser enfrentado com coragem: a prevenção ao suicídio. O objetivo da campanha é quebrar tabus, incentivar o diálogo e oferecer caminhos de apoio para quem enfrenta depressão, ansiedade e outros transtornos emocionais. A partir de hoje, daremos continuidade aos trabalhos da Fenapred na campanha Outubro Rosa”, destacou o parlamentar.
Atividades educativas e sociais
Ao longo do mês, a Fenapred promoveu diversas ações, como palestras, seminários e distribuição de materiais informativos em escolas, universidades, órgãos públicos e comunidades ribeirinhas e indígenas, tanto na capital quanto no interior do estado.
Nas escolas, psicólogos e assistentes sociais da frente parlamentar realizaram palestras sobre os riscos dos jogos on-line para a saúde mental e os efeitos do uso excessivo de telas. Durante as visitas às unidades de ensino, também foram oferecidas orientações psicológicas aos alunos.
Estudantes na Aleam
Alunos da Escola Estadual Dulcineia Varela Moura participaram de palestras sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, realizadas no auditório Cônego Azevedo, da Assembleia Legislativa. A atividade educativa integra a programação da campanha Setembro Amarelo, promovida pela Fenapred.
“Essas palestras são fundamentais para ajudar os estudantes a identificar sintomas e buscar ajuda em locais especializados. Estamos aqui para ajudar e prevenir que o problema atinja níveis mais graves”, afirmou a psicóloga da Fenapred, Larissa Navarro.
Além disso, servidores e visitantes da Aleam também foram contemplados com a distribuição de materiais da campanha “Basta de Autolesão, Depressão e Suicídio”, incluindo folders, ventarolas, cartilhas sobre saúde mental e o laço amarelo.
Fenapred + Cidadania no interior
Durante o Setembro Amarelo, a iniciativa Fenapred + Cidadania, da Aleam, realizou ação social no município de Rio Preto da Eva, localizado a 80 quilômetros de Manaus. O evento aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Estadual Raimundo da Paz e atendeu mais de 600 pessoas da cidade e de comunidades vizinhas.
A 6ª edição do projeto ofereceu serviços como: cadastro e orientação para inserção de jovens no mercado de trabalho; emissão da Carteira da Pessoa com Deficiência e da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA); encaminhamento para segunda via de registro de nascimento; orientações para idosos e atendimentos de cidadania.
Iluminação no Teatro Amazonas
Um dos principais cartões-postais de Manaus, o Teatro Amazonas também aderiu à campanha e teve sua fachada iluminada com a cor amarela, em referência à luta pela prevenção do suicídio.
Atuação da Frente Parlamentar
Instalada em 2023, a Frente Parlamentar tem como foco a elaboração de políticas públicas voltadas à prevenção da depressão, do suicídio e do uso de drogas no estado. A Fenapred foi criada pela Resolução Legislativa nº 859, de 8 de abril de 2022.
No primeiro semestre de 2025, a frente realizou mais de 3,9 mil atendimentos em ações sociais, oferecendo serviços de psicologia, assistência social e cidadania em diversas regiões do Amazonas.
Parcerias
Todas as atividades da Fenapred são gratuitas e contam com o apoio de instituições parceiras, como o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outros órgãos públicos e privados.
Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950 – Parque 10 de Novembro, Manaus/AM, CEP: 69050-030
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta – 08h às 14h
Fone: +55 (92) 3183-4444 / CNPJ: 04.530.820/0001-46
Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950
Parque 10 de Novembro, Manaus/AM
CEP 69050-030
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta – 08h às 14h
Fone: +55 (92) 3183-4444
CNPJ: 04.530.820/0001-46