NOTÍCIAS

Acompanhamento psicológico a pacientes com câncer se torna lei no Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

03.nov.2021 13:25h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Por meio de Projeto de Lei aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Felipe Souza (Patriota), fez alterações no Estatuto da Pessoa com Câncer (Lei n° 4.679, de 5 de novembro de 2018), inserindo um inciso que dispõe sobre acompanhamento psicológico a todos os pacientes ativos no tratamento do câncer nas unidades de saúde pública estadual e conveniadas ao Sistema Único de Saúde – SUS, em funcionamento no Amazonas.

De acordo com o texto, as unidades de tratamento do câncer situadas no estado do Amazonas deverão, quando identificar a doença, encaminhar o paciente para a unidade de saúde mais próxima de sua residência, que disponibilize os serviços de psicologia.

Para o parlamentar, cuidar da saúde mental desses pacientes é também zelar pela saúde dos familiares deles e através desta Lei n° 5.648, de 21 de outubro  de 2021, isso será possível, “receber o diagnóstico de uma doença como o câncer mexe com a vida de qualquer pessoa e das que estão ao seu redor. Entendo a importância do assunto, por isso propus esse Projeto. Tenho certeza que o acompanhamento psicológico fará com que o tratamento contra a enfermidade se torne mais ameno”, declarou Felipe.