NOTÍCIAS

Adjuto Afonso cumpre agenda em Brasília e discute aviação regional na Anac

Por Nívia Rodrigues

17.abr.2024 15:27h
img
Foto: Jessen Peixoto/Unale

O deputado Adjuto Afonso (União Brasil), ainda cumprindo agenda na capital federal, participou nesta quarta-feira (17/4), de uma reunião do Parlamento Amazônico na sede da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), para debater pautas importantes à região. A mesa diretora da entidade também reuniu com o diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para discutir sobre aviação regional.

O Parlamento Amazônico reúne todos os estados do Norte do país, com pautas e demandas comuns a todos eles, sempre relacionados à preservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia. A próxima reunião do grupo deve acontecer no Amazonas, no dia 25, e vai discutir ações de cooperação conjunta, entre os estados, para enfrentar os desafios ambientais, sociais e econômicos do Norte do país.

O deputado Adjuto Afonso destacou a importância na reunião ocorrida, na sede da Unale. “Essas discussões do Parlamento Amazônico são fundamentais para enfrentar os desafios da Amazônia. Nós, que somos parlamentares do Norte, sabemos a real necessidade do estado e das cidades do interior. O parlamento pode ajudar a coordenar políticas e iniciativas que promovam práticas sustentáveis, empreendedorismo, manejo florestal etc. Essa reunião que vai ocorrer em Manaus no dia 25 vai ser de extrema importância porque vamos abordar todos esses temas”, explicou o deputado.

Após a reunião na Unale, o grupo seguiu para a sede da Anac e reuniu com o diretor da entidade, Tiago Souza. O objetivo foi cobrar mais voos para a região amazônica e fiscalizar a operação nos municípios. Na ocasião, o parlamentar relatou a carência de mais investimentos do setor aéreo na Amazônia.

“O Norte está, como sempre, isolado. Precisamos de mais voos para operar nos municípios, mas também não é somente isso. Não adianta nada incentivarmos a aviação regional, e os preços das passagens ficarem lá nas alturas, além da ausência de voos, porque inviabiliza que as pessoas se desloquem entre as cidades. Exemplo disso é o Festival de Parintins, agora em junho,” finalizou ele.

O diretor da Anac foi receptivo e ouviu as demandas dos deputados do Norte do país, no sentido de melhorar os voos e fiscalizar a operação da empresa que atua na região.