NOTÍCIAS

Adjuto Afonso defende interiorização de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do Amazonas

Por Danilo Boniek

14.mai.2025 15:11h
img
Foto: Ney Xavier

O deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil), 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), voltou a defender a necessidade de interiorizar as políticas públicas de desenvolvimento e fortalecer os instrumentos de planejamento estratégico no estado. Em aparte ao pronunciamento do deputado Sinésio Campos (PT), o parlamentar destacou a importância da atuação dos deputados estaduais na criação de novos municípios, na estruturação de um polo naval no Amazonas e, especialmente, na implantação efetiva do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), como base para um modelo de desenvolvimento sustentável e equilibrado.

Segundo o deputado, a prerrogativa dos parlamentares estaduais em legislar sobre a criação de municípios é fundamental para aproximar a gestão pública das comunidades mais distantes, onde o acesso a serviços essenciais ainda é precário.

Adjuto Afonso também chamou atenção para o potencial econômico do Amazonas a partir de investimentos estruturantes, como a criação de um polo naval no estado. Para ele, essa medida pode gerar empregos, movimentar a economia local e diversificar a matriz produtiva, respeitando as peculiaridades regionais.

No entanto, o parlamentar enfatizou que nenhum desses avanços será sólido sem a consolidação do Zoneamento Ecológico Econômico, pauta que defende há anos. “O ZEE é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do Amazonas. Com ele, o estado pode planejar melhor o uso do território, proteger áreas sensíveis e, ao mesmo tempo, direcionar investimentos para regiões estratégicas com segurança jurídica, responsabilidade ambiental e foco na sustentabilidade”, afirmou o parlamentar.

Reconhecido por seu compromisso com o interior do estado, Adjuto Afonso é uma das vozes ativas na Aleam em defesa de políticas que levem desenvolvimento com equilíbrio ambiental.

 

Skip to content