NOTÍCIAS

Adjuto Afonso destaca instituições financeiras que apostam no cooperativismo do Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

16.nov.2022 15:24h
img
Foto: Ney Xavier

Em pronunciamento nesta quarta-feira, 16, o deputado Adjuto Afonso (UB) ressaltou o avanço do cooperativismo no Amazonas, com investimentos das instituições financeiras Sicoob e Sicredi, que apostam no estado disponibilizando financiamentos para cooperados. O parlamentar preside a Frente Parlamentar do Cooperativismo e Associativismo Amazonense (Frencoopas) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

“Há anos não se falava em cooperativismo, principalmente em linha de crédito através dos bancos de cooperativas. Hoje, nós temos o Sicoob, que é uma agência do cooperativismo, que destina recursos através de crédito do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), para atender as pequenas cooperativas. Da mesma forma o Sicredi, que tem mais de duas agências na capital e expandindo para o interior do estado, inaugurou recentemente uma agência em Itacoatiara (a 270km) e a intenção é avançar para outros municípios”, disse o deputado.

O Sicoob já anunciou ter liberado mais de R$ 3,5 bilhões de crédito do Pronampe, e planeja liberar, até o fim do ano, mais de R$ 5 bilhões para micro e pequenos negócios. Já o Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio.

“Nós sabemos o quanto é importante o crédito, e quando a gente tem a Sicoob e a Sicredi que vem aqui e acreditam na nossa economia e começam a investir, eu não tenho dúvidas de que essas pessoas irão fomentar os seus negócios, e o Estado do Amazonas ganha. Eu fico muito feliz porque sabemos que os recursos estão chegando na mão daqueles que produzem, principalmente no interior do estado”, disse o deputado.