NOTÍCIAS

Adjuto Afonso indica professora do programa UEA Cidadã para receber Mérito Educacional

Por Nívia Rodrigues

14.out.2021 15:48h
img
Foto: portal ueacidada.com

O deputado Adjuto Afonso (PDT) indicou a professora Márcia Gonçalves da Costa, coordenadora do programa UEA Cidadã, para receber a Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcellos Dias. A cerimônia será realizada no próxima quinta-feira (19), às 14h, no plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Cada parlamentar indica um profissional para receber a comenda, totalizando 24 indicados que se destacaram na área da educação.

“Considero essa medalha uma das mais justas da Casa Legislativa, que evidencia o trabalho dos professores de nosso estado, que vai além da sala de aula. A professora Márcia Costa, por exemplo, coordena um programa que conta, atualmente, com 450 voluntários, sendo acadêmicos de medicina, odontologia, enfermagem e educação física, que fazem um trabalho significativo nas comunidades, cumprindo, realmente, a missão da universidade pública, exercendo o papel de cidadãos com espírito do voluntariado”, ressalta o parlamentar.

Márcia Costa é formada em Odontologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), integra o quadro docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) desde 2006, onde coordena o programa UEA Cidadã desde o ano de 2007. O programa promove ofertas de cursos com temas de saúde coletiva, biotecnologia e farmácia, no intuito de realizar ações de prevenção, como aferição de pressão, exames de glicemia, massa corporal, aplicação de flúor e palestras de diversos temas como DST, saúde bucal e saúde da mulher e do homem. Ela contou o que significa receber essa homenagem.

“A felicidade de receber essa honraria é de grande valor, não só para mim ou para Universidade, mas um reconhecimento de todo o esforço dos alunos voluntários, uma valorização do voluntariado. Desde 2008 que nós observamos a necessidade de prestar assistência à comunidade de forma gratuita. Muitas vezes a gente consegue prevenir doenças. Agradeço ao deputado Adjuto Afonso por esse reconhecimento, justamente porque é muito difícil um funcionário público ter um trabalho reconhecido, e o deputado está observando as ações que ocorrem na sua cidade”, disse a professora.

Desde o início da pandemia Covid 19, o programa realinhou as atividades e teve ação significativa, levando e reforçando informações preventivas através de lives e grupos de whats app a milhares de pessoas.

A Medalha do Mérito Educacional foi instituída pela Resolução Legislativa nº 459/2009, de autoria da deputada Therezinha Ruiz (PSDB), à época, e que exerce mais um mandato, sendo, atualmente, presidente da Comissão de Educação da Aleam. O nome presta homenagem à professora Ignês de Vasconcelos Dias, nascida no município de Itacoatiara (distante 176 km de Manaus em linha reta), em 1921. Ela se tornou referência como educadora no Estado do Amazonas, dedicando a vida ao magistério, até chegar ao cargo de secretária de Estado da Educação.