NOTÍCIAS

Adjuto Afonso integra comitiva da Unale na COP28 que discute sobre mudanças climáticas

Por Assessoria de Comunicação

02.dez.2023 11:02h
img
Foto: Ascom/Unale

O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) integra a delegação brasileira da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que participa da 28ª Conferência das Partes (COP 28), que acontece em Dubai, para discutir as alterações climáticas e as soluções para amenizar seus impactos até 2030, apontando para o papel dos estados no plano.

“Muito importante participar dessas discussões, adquirindo conhecimento e trocando experiências, sugestões que podem ser aplicadas em nosso estado. O Amazonas detém a maior biodiversidade do planeta. São mais de 60 mil espécies de plantas, mamíferos, peixes, pássaros, dentre outros, que habitam a floresta, os rios. Precisamos cuidar com mais afinco e ter políticas mais árduas de preservação”, disse o parlamentar.

A comitiva representada pelo presidente, deputado Diogo Moraes (PE), deputada Ivana Bastos (BA), deputado Gabriel Picanço (RR), deputado Wellington do Curso (MA), deputada Camila Toscano (PB), deputado José Laviola (MG), deputado João Paulo Costa (PE), deputado Aglailson Victor (PE), além do deputado Adjuto Afonso, participou de diversos painéis e esteve junto a autoridades brasileiras nos painéis do Pavilhão Brasil.

Dentre os painéis, os parlamentares acompanharam a participação dos governadores Renato Casagrande, do Espírito Santo, Jerônimo Rodrigues, da Bahia, do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza e do ministro da agricultura, Carlos Fávaro, com o tema “Adaptação às Mudanças Climáticas: o papel dos Estados”.

“Não se faz política pública sem leis e para isso, precisamos contar com o legislativo. O Sistema S, criou quatro mapas: o mapa da energia renovável – éolica, o mapa da energia solar, um atlas com o mapa do hidrogênio verde e o que será lançado amanhã no evento, de descarbonização da economia.” Explicou o governador da Bahia.

A delegação também esteve presente na cerimônia de abertura, onde puderam ouvir chefes de países e de governos, entre eles, o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva.

“Este encontro tem demonstrado a união em torno do combate às mudanças climáticas, com o compromisso que está sendo firmado aqui, de reduzir a temperatura global em 1.5°C até a СОР30, que será no Brasil, no estado do Pará. Este é um momento fundamental para que nós da Unale estejamos presentes, para levarmos aos estados brasileiros o compromisso de enfrentamento às mudanças climáticas, fortalecendo a energia renovável, o combate ao desmatamento e uma melhor eficácia nas nossas leis de proteção ao meio ambiente.”, declarou o presidente da Unale.

A delegação participa do encontro nos próximos dias em Dubai, e então, seguirá para o Qatar, onde cumprirá agendas ainda na área de sustentabilidade.