NOTÍCIAS

Adjuto Afonso participa de assinatura de Protocolo de Intenções para criação do Cluster Naval Amazônico

Por Danilo Boniek

30.set.2025 11:08h
img
Foto: Ney Xavier

O deputado estadual Adjuto Afonso (UB), vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), participou, na tarde da última segunda-feira (29/9), da assinatura do Protocolo de Intenções que marca o início da implantação do Cluster Naval Amazônico. O ato reuniu instituições públicas e privadas no sentido de consolidar cooperação e fomentar o desenvolvimento da navegação e da indústria naval no Estado.

O documento foi firmado pelo Comando do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil, pela Assembleia Legislativa do Amazonas (representada pelo parlamentar Adjuto Afonso e pelo deputado Sinésio Campos); pelo presidente do Centro da Indústria do Amazonas (Cieam), Lúcio Flávio de Oliveira; o senhor Diego Silva, representando a Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam); Ralph Assayag, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); a magnífica reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Tanara Lauschner; Marcelo Seráfico, representando o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial (Sindarma); o presidente da Abani, Claudiomiro Picanço e Irani Bertolini, representando o Sindicato da Indústria Naval (Sindnaval).

De acordo com o Protocolo, as instituições vão unir esforços para implementar o Cluster Naval Amazônico, com Estatuto próprio que definirá objetivos, governança, associados e fontes de recursos. O plano de trabalho será elaborado em reuniões técnicas periódicas, que ocorrerão pelo menos a cada três meses.

Para Adjuto Afonso, a iniciativa representa um passo importante na consolidação de uma economia mais forte e sustentável para o Amazonas e toda a região Norte. “Esse é um projeto estratégico que une Marinha, universidades, setor produtivo e o parlamento em prol da economia do nosso Estado. O Cluster Naval vai fortalecer a cadeia produtiva da navegação, gerar empregos e abrir novas perspectivas para o desenvolvimento do Amazonas”, destacou o deputado.

Ainda segundo o parlamentar, a união de esforços entre os diferentes setores envolvidos será fundamental para transformar o potencial naval da região em resultados concretos.

“Parabenizo a todos os envolvidos, na pessoa do vice-almirante Lampert e do capitão de mar e guerra, André Carvalhaes, que somando esforços com a demais entidades, incluindo a Aleam, estão revolucionando e fortalecendo a navegação no nosso estado.”, reforçou Adjuto.

O Protocolo de Intenções terá vigência inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado, e prevê ações de cooperação mútua entre os partícipes, sem transferência de recursos financeiros diretos.

Skip to content