NOTÍCIAS

Agenda de negociação entre os trabalhadores da segurança e o Governo do Estado foi realizada com sucesso

Por Assessoria de Comunicação

12.jun.2024 16:40h
img
Foto: Assessoria de Comunicação

Aconteceu nesta quarta-feira (12/6), na sede do Governo do Amazonas, a primeira reunião de trabalhadores da segurança pública com o legislativo e executivo estaduais para discutir a concessão da data-base à categoria. Estiveram presentes, as associações representantes da classe, o deputado Comandante Dan (Podemos), o líder do Governo do Estado, na Aleam, deputado Felipe Souza (PRD) e os secretários de Estado, Sérgio Littaif, e da Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida.

Presidente da Comissão de Segurança Pública da Aleam, Comandante Dan saiu satisfeito do primeiro encontro. “As associações estão fazendo a parte que lhes cabe, suspenderam o acampamento em frente ao prédio do governo e hoje apresentaram a defasagem acumulada ao longo de quatro anos. Ao mesmo tempo, sentimos que houve receptividade dos secretários membros do executivo”, declarou Dan.

As forças de segurança, composta por praças e oficiais, da ativa e da reserva, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além de peritos oficiais; policiais civis; escrivães e agentes; servidores técnico administrativos da área e policiais penais participaram da mesa de negociação.

O beneficio da reposição de perdas inflacionárias é previsto na lei estadual n. 3.725/ 2012, que no artigo 7° estabelece o dia 21 de abril de cada ano como data para anúncio do percentual de reajuste.

“Ao longo de quatro anos, as perdas cumularam, numa média geral, em 30%, mas não está fazendo cavalo de batalha em percentuais. É uma negociação e todos os lados têm que estar preparados para ceder em nome de um ganho coletivo. Senti um excelente clima nesse primeiro encontro. O governo se mostrou sensível ao pleito e analisará as propostas para, até a próxima quarta-feira, em uma nova reunião, apresentar a sua contraproposta”, finalizou Comandante Dan.