NOTÍCIAS

Aleam aprova PL de Felipe Souza que garante acompanhamento psicológico a pacientes com câncer

Por Assessoria

29.set.2021 13:51h
img
Foto: Dircom

Foi aprovado, por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado Felipe Souza (Patriota), que altera a Lei n° 4.679 de 05 de novembro de 2018 – Estatuto da Pessoa com Câncer.

De acordo com PL n° 352/2020, todos os pacientes ativos no tratamento do câncer devem receber acompanhamento psicológico. As unidades de tratamento da doença situadas no estado do Amazonas deverão, assim que identificada a enfermidade, encaminhar o paciente para a unidade de saúde pública estadual ou conveniada ao Sistema Único de Saúde – SUS mais próximo de sua residência para início dos atendimentos.

Para o parlamentar, a medida irá ajudar os pacientes e familiares a enfrentarem melhor o tratamento, “receber o diagnóstico de uma doença como o câncer mexe com a vida de qualquer pessoa. O acompanhamento de um psicólogo é fundamental nessa fase. Esse profissional conduz o paciente a entender suas próprias emoções e a passar pela doença e as mudanças associadas a ela de forma mais amena”, enfatizou Felipe.

O artigo da Lei que passou por alteração foi o 12, com a inclusão do inciso IV. O Projeto agora segue para sanção do governador do Amazonas, Wilson Lima.