NOTÍCIAS

Aleam aprova projetos do Dr. George Lins que tornam festejos em Fonte Boa e Benjamin Constant patrimônio cultural do Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

23.ago.2023 15:37h
img
Foto: Leandro Castro

Em sessão realizada nesta quarta-feira (23/08), o plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou dois Projetos de Lei, de autoria do deputado Dr. George Lins (UB), que declaram os festejos do Pirarucu manejado, no município de Fonte Boa, e o festejo em honra à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Benjamin Constant, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas.

“Fico muito feliz com a aprovação destes projetos pelos meus colegas parlamentares! Com o reconhecimento destes festejos como patrimônio cultural, essas manifestações em Benjamin Constant e em Fonte Boa, passam a ser protegidas e perpetuadas na história do nosso estado do Amazonas”, destacou o deputado Dr. George.

Os textos seguem para sanção do governador Wilson Lima.

Festejo do Pirarucu Manejado O festejo do Pirarucu Manejado de Fonte Boa passa a ser comemorado, anualmente, no mês de setembro, em simetria com o Projeto de Lei de autoria do vereador Raimundo Nonato da Silva Oliveira (Matozão), aprovado pela Câmara Municipal de Fonte Boa, que consagrou o festejo fonte-boense como grande evento cultural do município.

Segundo o deputado, a festividade é uma forma de valorizar a cultura local e fortalecer a atividade pesqueira sustentável na cidade de Fonte Boa, além de impulsionar o turismo na região do Alto Solimões.

Festejo de Nossa Senhora da Conceição – O Festejo em Honra à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no município de Benjamin Constant, é realizado anualmente no dia 8 de dezembro. A festividade, aponta o Dr. George Lins, movimenta a economia local e atrai milhares de visitantes ao município, que tem a Santa como padroeira da cidade.

 

 

Informações para a imprensa: Lucyleny Rocha (99396-1032) e Juscelino Taketomi (99223-6343)