NOTÍCIAS

Aleam celebra encerramento do programa ‘Cidadão de Berço’ com entrega simbólica da carta ‘Mais Amor Aqui’

Por Diretoria de Comunicação / Aleam

27.mai.2025 16:30h
img
Foto: Alberto César Araújo / Aleam

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou, nesta terça-feira (27/5), a cerimônia de encerramento do programa “Cidadão de Berço”, promovido pela Gerência de Educação Cidadã da Escola do Legislativo Senador José Lindoso.

A iniciativa, proposta pelos deputados estaduais Roberto Cidade (UB) e Débora Menezes (PL), reuniu cerca de 60 alunos do 1º ano do ensino fundamental das escolas estaduais de Tempo Integral Maria Arminda Guimarães de Andrade e General Sampaio.

Realizado no auditório João Bosco, o evento marcou o encerramento de mais uma edição do programa, cujo objetivo é despertar, desde os primeiros anos escolares, a consciência política, cidadã e democrática nas crianças. Os estudantes foram recepcionados pela equipe pedagógica da Escola do Legislativo e receberam certificados de participação.

O ponto alto da cerimônia foi a entrega simbólica da carta “Mais Amor Aqui” aos parlamentares, realizada no Plenário Ruy Araújo. Elaborada com o apoio de pedagogos, o documento reúne percepções e sugestões dos alunos sobre o ambiente escolar, resultado das reflexões promovidas ao longo das atividades do projeto.

Para a deputada Débora Menezes, a iniciativa demonstra que é possível introduzir noções de cidadania desde a infância. “Engana-se quem acredita que essas crianças não estão absorvendo os conhecimentos. O coração delas é solo fértil para a política”, afirmou.

A coordenadora do projeto, Josy Kelly Martins, destacou o simbolismo do momento. “Essa carta representa a voz das crianças, que aprenderam, de forma lúdica e respeitosa, que o Legislativo é um espaço de escuta e representação. É gratificante ver que, mesmo tão jovens, elas já compreendem o valor da participação social”, disse.

Visitas

Desde 23 de abril, a equipe da Escola do Legislativo visitou semanalmente as duas unidades de ensino participantes, abordando temas como direitos e deveres, representatividade, os Três Poderes e a importância do voto. As atividades foram desenvolvidas por meio de jogos, rodas de conversa, canções e desenhos, proporcionando uma experiência leve e engajadora sobre cidadania.

A solenidade também contou com apresentações musicais dos alunos, que cantaram músicas com mensagens de convivência, respeito e participação social.

A edição de 2025 do “Cidadão de Berço” continua em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), responsável pela seleção das escolas participantes. O projeto tem como missão formar futuros cidadãos mais conscientes, participativos e comprometidos com uma sociedade justa e democrática.

O diretor da Escola do Legislativo, Jander Lasmar, anunciou que o programa será apresentado no Encontro Nacional da Associação das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), em junho, e poderá ser levado à conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), prevista para novembro.

“Estamos orgulhosos de mostrar ao Brasil esse exemplo de educação cidadã desde o berço. A Escola do Legislativo concorrerá a um prêmio nacional com esse programa”, afirmou

Skip to content