NOTÍCIAS

Aleam concede Medalha Ruy Araújo a Reyson Gracie, Faixa Vermelha 9º Grau de Jiu-Jitsu

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

22.ago.2022 15:28h
img
Foto: Hudson Fonseca

Nesta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou Sessão Especial para entrega da Medalha Ruy Araújo, a mais alta comenda do Poder Legislativo, ao lutador e técnico de jiu-jitsu Reyson Gracie, Faixa Vermelha 9º Grau dentro da modalidade. A homenagem é de autoria do ex-deputado estadual Ângelus Figueira e foi entregue pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL).

Em seu discurso da tribuna, o defensor público Péricles Duarte de Souza Júnior, representando a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), falou sobre a importância da atuação de Reyson Gracie para o Amazonas.

“É muita satisfação de estar reencontrando o Mestre com quem eu tive contato há 34 anos, quando eu era uma criança e estava começando a treinar jiu-jitsu, e também como fã dessa família que foi tão importante para o esporte. Para quem não sabe o Mestre Reyson veio aqui para o Amazonas na década de 70 e plantou a semente do jiu-jitsu no Amazonas. E hoje o nosso Estado é uma potência do esporte em nível mundial”, declarou.

O diretor de Esportes da Aleam e presidente em exercício da Federação Amazonense de Jiu-Jitsu, Elvis Damasceno do Nascimento, agradeceu a dedicação do homenageado ao Jiu-Jitsu do Estado. “O jiu-jítsu é do mundo hoje e as pessoas olham para o Amazonas com carinho e olham pela floresta e também pelos seus lutadores. Temos tantos campeões e futuras gerações que estão vindo com uma base muito forte, isso graças à atuação do Mestre Reyson e do Mestre Oswaldo, que sempre vieram para cá para fortalecer o esporte do Amazonas”, contou.

O homenageado ocupou a tribuna e agradeceu a amabilidade com que foi recebido no Amazonas desde a primeira vez que esteve aqui. “Tenho certeza de que nossa caminha foi repleta de belas execuções na difusão do jiu-jítsu. É com imenso orgulho que recebo essa homenagem e divido essa honraria com muitos, com meu Pai, minha família, com meus alunos e amigos, além do imenso grupo de praticantes de jiu-jitsu que elevam o nome do Amazonas pelo Brasil e pelo mundo. Um viva ao jiu-Jitsu e um viva ao nosso Amazonas!”, celebrou.

Também na ocasião, o presidente da Academia de Literatura, Arte e Cultura do Amazonas (Alaca), Rômulo Lucena, fez a entrega da Medalha da Alaca ao homenageado, conferindo a ele o título nº 201 de Imortal da Alaca e consagrando-o como representante da cultura do Amazonas e do Brasil no mundo.

Também estiveram presentes na Sessão Especial o supervisor de Projetos de Esporte e Lazer na Capital e no Interior da Seduc-AM, Sandro Ricardo Rodrigues Viana, a consul-geral adjunta do Japão, Reiko Nakamura, o defensor do Tribunal de Justiça Desportivo do Amazonas, Frank Franco, além de atletas e campeões de jiu-jitsu.

 

A Medalha

A Medalha Ruy Araújo é a maior comenda concedida pelo Poder Legislativo Estadual, tendo sido instituída pelo Projeto de Resolução Legislativa (PRL) 1/1981, que depois de aprovado tornou-se a Resolução Legislativa (RL) de nº 105/81.

A comenda homenageia indivíduos que atuam nas áreas política, jurídica ou cultural, realizando ações que se revertem em benefícios para população amazonense.