NOTÍCIAS

Aleam concede Medalha Ruy Araújo ao Desembargador Wellington José de Araújo, presidente do TRE/AM

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

04.mai.2022 14:51h
img
Foto: Hudson Fonseca

Presidida pelo deputado Adjuto Afonso (UB) aconteceu, nesta quarta-feira (4), Sessão Especial de entrega da Medalha Ruy Araújo ao Desembargador Wellington José de Araújo, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM). Os autores da propositura foram os deputados Roberto Cidade (UB) e Saulo Vianna (UB).

A Sessão também contou com as presenças dos deputados Wilker Barreto (Cidadania), Dr. Gomes (PSC) e Belarmino Lins (Progressista), que falou em nome da Casa Legislativa. Ele destacou a trajetória do magistrado e enfatizou o merecimento pela homenagem. “Esta é uma grande homenagem com a mais alta Comenda da Assembleia, a um dos mais ilustres magistrados do Amazonas. Ao logo de 40 anos exercendo a magistratura, prestou relevantes serviços ao Estado sempre procedendo com seriedade, compromisso e imparcialidade”, enfatizou.

Por vídeo, o deputado Saullo Vianna disse que foi uma honra ser autor da propositura que concede a homenagem ao magistrado. “Em nome do povo do Amazonas parabenizo o Desembargador pelo trabalho realizado no Estado”, resumiu.

Ao se pronunciar, o Desembargador Wellington José de Araújo avaliou que receber a homenagem é sensação de dever cumprido. Recordou sobre sua carreira e afirmou ter consciência de que servir ao povo é ato de cumprimento do dever. “Cada ato de prestação jurisdicional em cada rincão do Amazonas faz parte do compromisso que assumi”, declarou.

O homenageado agradeceu à Casa Legislativa pela honraria. “Agradeço, principalmente aos deputados Roberto Cidade e Saullo Vianna pela cocessão da comenda”, concluiu emocionado.

 

Histórico

O desembargador Wellington José de Araújo estudou no Instituto de Educação do Amazonas e no colégio Domingos Sávio. É formado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Em 1978 formou-se em Direito, também pela Ufam.

Em 1980 ingressou na magistratura como Juiz Substituto da Capital. No ano de 1982 assumiu o cargo de Juiz de Direito, prestando jurisdição nas Comarcas de Urucará e Parintins. Em 1991, foi promovido à capital, onde trabalhou na 3ª e 6ª Vara Criminal, Fazenda Pública Estadual e na 18ª Vara Cível. Foi também juiz Eleitoral.

Foi eleito, em 2010, desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) pelo critério de antiguidade. Como Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, atuou como Coordenador dos Juizados Especiais, Membro da Comissão de Apoio aos Polos do Interior do Amazonas, Diretor do Fórum Desembargador Mário Verçosa, Diretor do Fórum Henoch Reis, Presidente da Segunda Câmara Cível, Membro suplente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas – biênios 2014/2016 e 2016/2018, Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas – biênio 2018/2020.

Atualmente, preside o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), eleito pelos Desembargadores Eleitorais da Corte Eleitoral.

 

A Medalha

A Medalha Ruy Araújo, a maior comenda concedida pelo Poder Legislativo Estadual, foi instituída pelo Projeto de Resolução Legislativa (PRL) 1/1981, que depois de aprovado tornou-se a Resolução Legislativa (RL) de nº 105/81.

A comenda homenageia pessoas que atuam nas áreas política, jurídica ou cultural, realizando ações que se revertem em benefícios para população amazonense.