NOTÍCIAS

Aleam concede título de Cidadã Amazonense à jornalista, escritora e ilustradora botânica Leyla Martins Leong

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

30.ago.2023 16:10h
img
Foto: Alberto César Araújo

Durante Sessão Especial, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu, nesta quarta-feira (31), o título de Cidadã Amazonense à jornalista, escritora e ilustradora botânica Leyla Martins Leong. A propositura foi do deputado Dr. Gomes (Podemos), Cristiano D’Angelo (MDB) e João Luiz (Republicanos).

Presidindo a Sessão, o deputado Dr. Gomes enfatizou que a Casa Legislativa está honrada em conceder o título à Leyla Leong por tudo que representa na área cultural do estado. “O currículo literário e cultural da Leyla é extremamente vasto. Esta Casa Legislativa se sente extremamente honrada em conceder o Título de Cidadã do Amazonas por tanta contribuição ao estado”, resumiu, ao citar várias obras da jornalista, escritora e artista.

Ocupando a tribuna da Aleam, pela primeira vez na nova sede, após deixar o parlamento, a ex-deputada Beth Azize, que foi presidente do Parlamento Legislativo estadual, avaliou que é muito difícil o mundo masculino reconhecer o talento de uma mulher. Ela disse que a homenagem à Leyla é justa e lembrou que ela merece ter lugar na Academia Amazonense de Letras. “A busca do conhecimento e da cultura fez parte da vida de Leyla. Então é merecido o título concedido pela Casa Legislativa”, afirmou.

O presidente da Academia Amazonense de Letras, Aristóteles Alencar, não pôde participar, porém mandou um texto de reconhecimento ao legado cultural da homenageada.

Em seu discurso,Leyla Leong, que é natural do Pará, recordou a trajetória de sua família no Amazonas. Lembrou que seu pai veio do Cruzeiro do Sul, no Acre. A homenageada também falou de sua infância em Manaus e sua passagem pela Colômbia, quando segundo ela tornou-se cidadã latino americana.

“Hoje me torno amazonense de fato. Este reconhecimento me deixa grata e feliz por tudo que consegui”, concluiu, emocionada.

A Secretaria Executiva da Secom, Martha Bernardo, representando o governador do Estado, Wilson Lima, enfatizou a honra de participar da Sessão como mulher, jornalista e aquarelista. Segundo ela, mulheres como a homenageada inspiram outras mulheres e mostram que podem estar em qualquer lugar.

“Esta é uma homenagem justa por valorizar também nossos artistas. A mensagem que hoje esta Sessão passa é que devemos valorizar o estudo e a cultura. É o reconhecimento do estado do Amazonas ao seu trabalho. Trago os parabéns do governador Wilson Lima que também é jornalista e valoriza a presença da mulher na gestão pública e na cultura do Amazonas”, concluiu.