NOTÍCIAS

Aleam concede título de Cidadã do Amazonas à Pesquisadora do CBA

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

01.jul.2022 15:21h
img
Foto: Edmar Perrone

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu, na manhã desta sexta-feira (1º), o título de cidadã do Amazonas à doutora em biotecnologia Ginarajadaça Oliveira, pesquisadora do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), por meio de propositura da deputada professora Therezinha Ruiz (PL), que presidiu a sessão especial.

“Tenho muito respeito pelo trabalho que é executado no CBA, e ao conhecer a doutora Gina, acompanhando o trabalho dela e de toda a equipe, concluí que não podemos ficar sem essa pesquisa, que é muito séria e que poderia ser mais bem utilizada pelo nosso governo porque estão produzindo material que enriquece a pesquisa brasileira. A doutora Gina expressa tudo isso e, pelo tempo que ela está no Amazonas, esse título de cidadã já deveria ter sido outorgado, mas antes tarde do que nunca”, declarou Therezinha Ruiz.

Bastante emocionada, Gina Oliveira, que é natural do Recife, afirmou que mora no Amazonas há 15 anos e já se sentia amazonense, faltando apenas o reconhecimento e agradeceu à deputada Therezinha Ruiz pelo acolhimento. “Estou muito feliz, porque além de ser adotada, eu adotei o Amazonas. Sou pesquisadora do CBA e professora, contribuindo com a sustentabilidade da região. O Amazonas é minha casa e meu coração”, declarou.

Estiveram presentes à solenidade o professor Davi Gentil de Oliveira, companheiro da pesquisadora, seus filhos, Aldemir Maquiné, representando o Coordenador-Geral do CBA, Fábio Calderaro; o Coronel Rui Braga, representando a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), além de colegas do CBA e familiares.

Aldemir Maquiné afirmou que o momento em que o CBA passa é de grande importância, por estar sendo gerido pela Suframa e salientou a relevância da homenageada para o órgão.

“Contamos com a doutora Gina sempre para desenvolver o trabalho realizado no CBA, além de termos muito orgulho de tê-la como companheira de trabalho”, afirmou.

 

Biografia

Ginarajadaça Oliveira possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação de Ensino Superior de Olinda e Doutorado em Biotecnologia pela UFAM. Atua na área de Microbiologia, com ênfase em biologia de fungos e é pesquisadora do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).