NOTÍCIAS

Aleam concede Título de Cidadão a Márcio Rothier, por indicação de Roberto Cidade

Por Assessoria

11.jun.2021 13:39h
img
Foto: Evandro Seixas

 A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu, nesta sexta-feira (11), o Título de Cidadão do Amazonas ao juiz titular da 12ª Vara Cível e Acidentes do Trabalho, Márcio Rothier Pinheiro Torres. A honraria ao magistrado foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV) e aprovada pelos deputados em outubro do ano passado.

“O Doutor Márcio Rothier tem uma longa carreira dedicada ao Amazonas, realizando um trabalho ético, que merece reconhecimento e agradecimento, sempre comprometido com suas funções, tanto na capital como nos municípios do interior onde atuou. Essa honraria é mais do que justa e merecida. Me alegro em poder conceder esse título a alguém que ama verdadeiramente o Estado do Amazonas”, destacou o parlamentar.

Roberto Cidade enalteceu a paixão do homenageado pelo Rio Negro, bem como, uma de suas características mais marcantes, segundo os mais próximos, de ajudar sempre as pessoas. “Talvez poucos saibam, mas o doutor Márcio é um apaixonado pelas águas do nosso Rio Negro, o que o consagra como um típico amazonense. É um pai de família dedicado e que preserva suas raízes familiares, além de não medir esforços para ajudar as pessoas”, pontuou.

Em seu discurso de agradecimento, Rothier destacou que o Título de Cidadão do Amazonas é a oficialização de uma verdade em sua vida, já que, segundo ele, quando perguntado sua origem, a resposta sempre é: “Carioca da gema, caboclo por opção”. “Como Deus mostra ao homem da floresta a planta que o cura eu sempre peço a Ele que me mostre a cura do direito de sua gente. Com braveza me doei e prometo continuarei doando sem orgulho nem falsa nobreza, mas com prazer em servir , tentando fazer o bem sem olhar a quem. Sou grato por esse reconhecimento”, disse.

A cerimônia teve as presenças do procurador geral do Município, Marco Aurélio de Lima Choy; do sub-defensor público Geral, Tiago Nobre Rosas e do presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas, Luís Márcio Nascimento Albuquerque, além dos deputados Carlinhos Bessa (PV), Dr. Gomes (PSC), Delegado Péricles (PSL) e Dermilson Chagas (Podemos).

Histórico

Natural do Rio de Janeiro (RJ), Mário Rothier fez estágios em diversos escritórios jurídicos da capital fluminense, ainda no fim dos anos de 1970. Em 1984, já formado em Direito, conseguiu aprovação e registro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio de Janeiro (OAB/RJ) e abriu seu próprio escritório jurídico.

Em 1988, chegou ao Amazonas, tendo atuado inicialmente como Procurador Adjunto do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). Em 1996, assumiu o cargo de juiz substituto de carreira da Magistratura, tendo atuado nos municípios de Santa Isabel do Rio Negro (distante 630 km de Manaus em linha reta), Barcelos (399 km), São Gabriel da Cachoeira (852 km) e Codajás (240 km).

Também atuou como juiz eleitoral nas comarcas de Manaquiri (60 km) e Maués (276 km). Em 1998 foi promovido a juiz de Direito de Primeira Entrância e em 2018 foi removido pelo critério de antiguidade para a 12ª Vara Cível e Acidentes de Trabalho da Comarca de Manaus.