NOTÍCIAS

Aleam contribui para o trabalho dos músicos com  Projetos de Lei e apoio a Coral dos Servidores

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

22.nov.2021 15:23h
img
Foto: Divulgação Dicom

Comemorado em 22 de novembro, no dia de Santa Cecília, padroeira da  classe, o Dia do Músico é uma data para celebrar e incentivar o reconhecimento à profissão. A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) apresentou o Projetos de Lei do deputado Adjuto Afonso (PDT), que posteriormente se transformou na Lei Estadual nº 4629/2018, que instituiu o dia 22 de novembro como o “Dia do Músico”, no Amazonas.

Os deputados também em apoio aos artistas aprovaram, em abril deste ano, o Auxílio Cultura Emergencial de caráter temporário, a ser fornecido aos trabalhadores e trabalhadoras carentes da cultura (incluídos os músicos) do Estado, cuja situação de vulnerabilidade social tenha sido agravada pela pandemia da Covid-19.

Por meio da Lei Ordinária nº 5.442, de 27 de abril de 2021, ficou definido que o auxílio seria pago em três parcelas iguais de R$200, no valor de R$ 600, beneficiando 7.500 trabalhadores da área cultural do Amazonas

O deputado estadual João Luiz (Republicanos) tornou de utilidade pública, a Associação dos Músicos e Artistas Cristãos do Amazonas (Amacam), por meio do Projeto de Lei nº 110/2020 que se transformou na Lei Estadual nº 5223/2020.

 

Coral

Além da esfera legislativa, a Assembleia valoriza os músicos dando apoio a projetos culturais, como o Coral dos servidores da Aleam, criado para estimular a musicalização.

O projeto é parte das ações da Coordenadoria de Cultura da Assembleia, sob a batuta do maestro Adroaldo Cauduro. Ele destacou o benefício trazido pela música. “Esta é uma atividade de múltiplos benefícios, que favorece o desenvolvimento da percepção de si mesmo. Além de estimular a saúde mental, a música favorece as relações interpessoais por meio do bem estar que proporciona. Por isso, é tão importante o papel do músico  e o Coral teme esse papel também”, explicou o maestro.

Para o coordenador de Cultura e participante do Coral de Servidores, Roberto Sá Gomes, os servidores, ativos e inativos, podem se expressar pela música, o que segundo ele é muito importante até para melhorar o ambiente. “Tudo fica mais leve com música”,  pontuou.