NOTÍCIAS

Aleam debate sobre Saúde Pública e custo de passagens aéreas para Parintins

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

24.mar.2022 14:33h
img
Foto: Alberto César Araújo

A Saúde Pública no Amazonas e a alta nos preços de passagens aéreas para Parintins (distante a 369 km de Manaus), no período do Festival Folclórico de Parintins, foram os assuntos na Sessão Plenária, desta quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

O deputado Wilker Barreto voltou a expor as deficiências da Rede Pública de Saúde do Amazonas. “A saúde do Amazonas, pós-pandemia, continua em colapso, faltam medicamentos. O Hospital Francisca Mendes não funciona com sua total capacidade e o governador tenta passar uma tranquilidade que não existe”, lamentou.

Preocupada com a notícia da suspensão de procedimentos cirúrgicos, na Fundação Alfredo da Matta, a deputado Mayara Pinheiro (Progressistas), informou que encaminhou requerimento à Secretaria de Estado de Saúde (SES) pedindo esclarecimentos sobre a situação. “Muito me espanta a notícia da suspensão das cirurgias dermatológicas, a partir de 1º de abril. A justificativa da diretoria da Fundação é a falta de recursos, o que não procede porque sabemos do superávit da arrecadação e da competência da gestão do secretário Anoar Samad. Não se sabe o porquê da direção ter realizado essas medidas descoordenadas”, explicou. Ela acentuou que a Fundação Alfredo da Mata historicamente é referência no tratamento de pele no Amazonas.

Em aparte, o deputado Delegado Péricles destacou a importância do tratamento disponibilizado na instituição e lembrou que, inclusive, a Assembleia aprovou a mudança da nomenclatura para possibilitar o recebimento de recursos do Governo Federal. “É bom encaminhar o requerimento ou até convidar o diretor para esclarecer o que está acontecendo,  se realmente é falta de recursos, pois  o que não pode é suspender este tipo de procedimento”, avaliou o parlamentar.

Em seu pronunciamento, o deputado Serafim Corrêa (PSB) parabenizou Dra. Mayara Pinheiro pela preocupação com o tema, afirmando a capacidade do Estado manter os procedimentos. “Não creio que oitenta procedimentos por mês não possam ser realizados por falta de recursos. O Governo do Estado tem como cobrir isso”, afirmou.

Festival Folclórico de Parintins

Os preços das passagens aéreas, na época do Festival Folclórico de Parintins, voltou a ser pauta, na Aleam, nesta quinta-feira. A deputada Mayara Pinheiro, subiu à tribuna para pedir esclarecimentos dos custos elevados. A parlamentar adiantou que apresentará requerimento solicitando esclarecimentos à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre a alta dos preços das passagens aéreas para Parintins. “Peço aos demais deputados e às comissões relacionadas para que o assunto seja debatido e o preço justo deva seja cobrado”, enfatizou.

Outros temas

O deputado Serafim Corrêa (PSB) parabenizou o professor André Zogahib, eleito reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) até 2026, após tornar-se vencedor da eleição, que ocorreu, na quarta-feira.

O deputado Angelus Figueira (DC) fez uma retrospectiva do seu primeiro ano, como parlamentar estadual, destacando Projetos de Lei de sua autoria, que apontam novos vetores à economia do Amazonas.