NOTÍCIAS

Aleam entra com contestação no Ministério Público de Contas em relação ao ranking da Transparência

Por Diretoria de Comunicação

31.ago.2021 16:19h
img
Foto: Dircom

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) entrou com um pedido de revisão ao Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) com relação à posição da Casa no ranking da transparência dos Poderes Estaduais, divulgado no último dia 27. O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), repercutiu o assunto no plenário e, no final da manhã, esteve pessoalmente na sede do MPC, reunido com os procuradores João Barroso e Evelyn Freire.

Cidade explicou que existem 12 pontos indicados no relatório, que já são cumpridos pelo Parlamento no portal da transparência, e que não foram computados pelo relatório. “Já avançamos muito, e enquanto eu estiver como presidente garanto que iremos avançar mais. Esse é o nosso propósito”, declarou.

De acordo com o diretor-geral da Aleam, Wander Mota, que acompanhou Roberto Cidade ao MPC, o Poder Legislativo já vem trabalhando para melhor atender aos requisitos exigidos pela legislação, tanto é que já aumentou 9 pontos percentuais em relação à nota anterior, subindo uma categoria na avaliação. “Fizemos um levantamento e constatamos que alguns itens já são contemplados e informamos isso ao MPC. Fomos muito bem recebidos pelos procuradores e acreditamos que possa haver uma revisão nessa pontuação”, afirmou.

Ele lembra também que a Assembleia Legislativa está em fase de conclusão de um novo portal, que será muito mais interativo e de fácil acesso a toda a população. “Desde que assumiu, essa é uma questão que tem tido um olhar diferenciado do presidente Roberto Cidade e tenho certeza de que, em breve, com o novo portal no ar, essas informações estarão acessíveis com mais clareza e facilidade”, concluiu.