NOTÍCIAS

Aleam estimula proximidade com a população por meio de atividades na Casa Legislativa

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

26.nov.2021 13:46h
img
Foto: Divulgação Dicom

Exposições artísticas, feiras de artesanato e bazar para pequenos empreendedores. São exemplos de ações realizadas pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), abertas ao público, e que têm a finalidade de valorizar o trabalho de artesãos, oferecendo espaço, estrutura para exposição e venda de produtos, promover capacitação empreendedora, contribuindo para o reforço da renda familiar de dezenas de famílias.

Nesta sexta-feira (26), aconteceu o encerramento do Bazar Solidário, evento do calendário fixo da Casa, realizado sempre de quarta a sexta-feira da última semana do mês, no hall Homero de Miranda Leão. Participam do Bazar Solidário expositores de variados segmentos, como artesanato, vestuário e alimentação; de instituições como Fazenda Esperança, Movimento Nação Mestiça e servidores ou dependentes.

Simultaneamente estão ocorrendo duas exposições fotográficas. Com o tema “Empoderamento Negro Feminino”, a exposição é realizada pela Comissão da Mulher, da Família e do Idoso, presidida pela deputada Therezinha Ruiz (PSDB). A mostra artística apresenta 14 retratos, produzidos pelo fotógrafo amazonense Luiz Ribeiro, de mulheres pretas que se destacaram nas mais diversas áreas profissionais; e faz alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Já a exposição fotográfica “Faces da nossa história”, que celebra os 129 anos da Imprensa Oficial do Amazonas (IOA) e 128 anos do Diário Oficial do Estado (DOE) iniciou na última segunda-feira (22) temporada de visitação no hall de entrada da Casa Legislativa. As duas mostras artísticas podem ser conferidas por toda população, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 14h.

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV) enfatiza que a atual Legislatura tem o comprometimento de ir além da missão original do Parlamento, que é legislar e fiscalizar as ações do Executivo. “Nosso compromisso é com o povo, oferecendo formas de qualificação, empreendedorismo e acesso à cultura”, disse, lembrando ainda que a Escola do Legislativo Senador José Lindoso oferece durante todo o ano cursos, gratuitos, de capacitação em áreas como legislação, gestão, informática, dentre outros.

 

Super Bazar Natalino

Na próxima semana, no período de 1 a 3 de dezembro, acontecerá o 1º Super Bazar Natalino, com a participação de 60 expositores. O evento irá ocupar uma área do estacionamento da Aleam e o objetivo é que não apenas os servidores, mas a população de maneira geral possa visitar os stands e fazer suas compras.

Adriana Pimentel, assessora da Escola do Legislativo informou que o Super Bazar é fruto de uma grande união de diversos setores, como a própria Escola, Diretoria de Assistência Social, Comissão da Mulher e Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Amazonas (Frempeei-AM), presidida pelo deputado Adjuro Afonso (PDT). “A Casa está dando todo apoio e estrutura, com a finalidade de contribuir para que todos os expositores consigam um aumento na renda, especialmente nessa época de dificuldades econômicas impostas pela pandemia”, explicou a assessora.