NOTÍCIAS

Aleam homenageia a professora e coreógrafa Maíse Ribeiro com Medalha Ruy Araújo

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

03.ago.2022 8:55h
img
Foto: Hudson Fonseca

Na terça-feira (2), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizou Sessão Especial para entregar a Medalha Ruy Araújo, a maior comenda do Poder Legislativo, à produtora cultural, professora e coreógrafa de dança do ventre Maíse Ribeiro. A homenagem foi uma iniciativa da deputada Therezinha Ruiz (PL) por meio do Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 16/2022. Estiveram presentes representantes de órgãos públicos da área da cultura e de instituições de ensino superior.

Em seu discurso na tribuna, a homenageada agradeceu o apoio que recebeu em sua trajetória e falou sobre a importância das artes na vida das pessoas. “Por trás dos 31 anos de dedicação à arte, que cura e empodera mulheres, rompemos barreiras morais, sociais e culturais. O artista não é um aventureiro, ele estuda, investe, capacita, fomenta e divulga a sua arte em nome do amor ao seu ofício. A Casa de Ísis alcançou, com os cursos que oferecemos, o estado do Amapá, Roraima, Acre e Pará”, disse Maisé Ribeiro, referindo-se às egressas dos cursos que ministrou.

Também durante sua fala na tribuna, Luiz Carlos Bonates, secretário executivo de Estado de Cultura e Economia Criativa, representando na cerimônia o Governo do Estado , falou sobre o alcance da arte para além das barreiras geográficas. “As fronteiras culturais não obedecem às fronteiras geográficas. É compreensível que as pessoas se identifiquem com uma expressão cultural, independentemente da cor de sua pele ou origem social. E capitanear essas expressões culturais adiante, você enfrenta muitas dificuldades até que essa arte seja naturalizada na sociedade. Fazer uma expressão cultural ser valorizada é uma batalha, parabenizo a professora Maíse pela sua atuação”, afirmou.

 

A Medalha

A Medalha Ruy Araújo é a maior comenda concedida pelo Poder Legislativo Estadual, tendo sido instituída pelo Projeto de Resolução Legislativa (PRL) 1/1981, que depois de aprovado tornou-se a Resolução Legislativa (RL) de nº 105/81.

A comenda homenageia indivíduos que atuam nas áreas política, jurídica ou cultural, realizando ações que se revertem em benefícios para população amazonense.