NOTÍCIAS

Aleam homenageia Afeam pelos 23 anos de atuação e condecora o presidente da Agência com a Medalha Ruy Araújo

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

30.nov.2022 16:52h
img
Foto: Hudson Fonseca

Nesta quarta-feira (30), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou uma Sessão Especial em homenagem aos 23 anos de atuação da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e condecorou o atual presidente da Agência, Marcos Vinícius Cardoso, com a Medalha Ruy Araújo, a maior comenda do Poder Legislativo. A propositura foi de autoria do deputado estadual Adjuto Afonso (UB) e a sessão foi presidida pelo deputado Serafim Correa (PSB).

Em seu discurso na tribuna, o deputado Adjuto Afonso falou sobre a importância da Afeam para a sociedade amazonense. “A Afeam, ao completar os seus 23 anos, tem prestado um grande serviço ao Estado do Amazonas, principalmente ao interior. Só de 2019 para cá a Agência já emprestou quase meio bilhão, realizou mais de 55 mil operações de crédito e gerou mais de 160 mil postos de trabalho. Nenhum banco particular ou oficial faria um atendimento desses no interior do Estado. Eu nasci no interior, sempre estou lá e vejo como os recursos da Afeam são importantes lá. Por isso estamos aqui comemorando esses bons trabalhos”, declarou.

O presidente da Afeam e homenageado da cerimônia, Marcos Vinícius Cardoso, falou sobre o balanço positivo da atuação da Agência. “O Governo do Amazonas oferece, por meio da Afeam, crédito para os amazonenses, principalmente do interior, em função do nosso Estado, de tamanho continental. Para realizar esse trabalho temos postos de atendimento no interior, mas também temos vários parceiros técnicos dentro do governo para cumprir essa missão. São 23 anos, conquista de sonhos, mas somente vivenciando conseguimos mensurar todo o trabalho realizado”, destacou.

Representando o governador do Estado, o secretário de Estado de Administração e Gestão (Sead), Fabrício Rogério Cyrino Barbosa, falou sobre a atuação de Marcos Vinicius em frente à Afeam e a importância desse reconhecimento com a entrega da Medalha Ruy Araújo. “O Marcos não chegou aqui à toa, ele vem galgando esses espaços há bastante tempo. Você é uma prata da casa e esse prêmio é a colheita do que você vem plantando ao longo da sua vida. Durante a pandemia, eu tive a oportunidade de trabalhar com você e me impressionou que você sempre esteve à frente dos trabalhos. Você é uma inspiração para todos nós. Parabéns por essa justa homenagem”, reconheceu.

Na ocasião foram entregues uma placa comemorativa para a Afeam e certificados de homenagem a servidores da Agência. Também estiveram presentes na cerimônia a vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Lins dos Santos; o diretor-presidente da Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH-AM), Jorge de Almeida Barroso; o superintendente regional do Banco da Amazônia (Basa) nos Estados do Amazonas e de Roraima, Esmar Manfer Dutra do Prado; o secretário de Estado da Casa Militar, Cel. QOPM. Fabiano Machado Bó; o diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA), João Ribeiro Guimarães Júnior; o diretor-presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), Gustavo de Araújo Sampaio e o presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM), Marcus Anselmo da Cunha Evangelista.

 

A Medalha

A Medalha Ruy Araújo é a maior comenda concedida pelo Poder Legislativo Estadual, tendo sido instituída pelo Projeto de Resolução Legislativa (PRL) 1/1981, que, depois de aprovado, tornou-se a Resolução Legislativa (RL) de nº 105/81.

A comenda homenageia indivíduos que atuam nas áreas política, jurídica ou cultural, realizando ações que se revertem em benefícios para população amazonense.