NOTÍCIAS

Aleam homenageia Moacir Biondo, especialista em plantas medicinais, com o Título de Cidadão do Amazonas

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

13.set.2022 17:33h
img
Foto: Divulgação Dicom

Na tarde desta terça-feira (13), foi realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Sessão Especial de Entrega de Título de Cidadão do Amazonas a Moacir Tadeu Biondo, aposentado da carreira de técnica, especialista em plantas medicinais da Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A homenagem foi proposta pelo Projeto de Lei (PL) 37/2018, de autoria do então deputado Luiz Castro, sendo encampado pelo deputado Serafim Correa (PSB).

Compuseram a mesa da Sessão Especial, o homenageado e representantes de órgãos públicos e organizações não-governamentais dedicados à questão ambiental. O Título de Cidadão foi entregue pelo deputado Serafim Correa e o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus (Semmas), Antônio Ademir Stroski. Após a entrega, foi realizada a leitura do poema Semente de Sonhos, do poeta Celdo Braga, pela senhora Sofia Amoedo.

Em seu discurso na tribuna, o homenageado, nascido no Rio de Janeiro, falou sobre os 40 anos de vida no Amazonas e agradeceu a homenagem. “Eu cheguei aqui na Amazônia ainda um menino, eu sonhava com a floresta, com as matas, e quando me formei técnico especialista eu pude e vim conhecer. Eu cheguei aqui em um microônibus e quando estava atravessando o rio de balsa, vi um pôr-do-sol que me fascinou. Eu senti que tinha encontrado o lugar que eu estava sonhando”, declarou.

O representante do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), Antônio Ademir Stroski, falou sobre a importância da atuação do homenageado para todo o estado. “É uma homenagem muito justa por todo o seu trabalho, é um título merecido ao Moacir Biondo. Nós conhecemos o seu trabalho e estamos idealizando um projeto nos parques municipais de Manaus chamado Cantinhos da Saúde. Certamente vamos bater na sua porta ainda para pedir orientação para levar a toda população esse conhecimento”, afirmou.

Também estiveram presentes na homenagem o corregedor-geral da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Marco Aurélio Martins, o secretário-executivo da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Airton José, a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, Joicilene Jerônimo Portela, e o coordenador de Relações Institucionais da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Carlos Bueno.