NOTÍCIAS

Aleam homenageia os 147 anos do Corpo de Bombeiros do Amazonas com Sessão Especial de autoria do deputado Cabo Maciel

Por Assessoria de Comunicação

10.jul.2023 21:10h
img
Foto: Paulo Ferraz

Na manhã desta terça-feira (11), às 11h45, no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), vai ser realizada uma Sessão Especial em homenagem aos 147 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). A solenidade é de autoria do vice-presidente da Comissão de Segurança da Casa Legislativa, deputado estadual Cabo Maciel (PL). Foi no dia de 11 de julho de 1876, o 1º Vice-Presidente, Capitão de Mar e Guerra, Nuno Alves Pereira de Mello Cardoso, na oportunidade Presidente interino da Província, assinou a Portaria n. 268 – 1ª Seção, criando o Corpo de Bombeiros do Amazonas.

Desde então a instituição passou por várias mudanças de nomenclatura e formato, mas sempre com a função de prevenir e combater sinistros, oferecendo assistência no caso de acidentes ou tragédias naturais. “Nesta terça-feira o Corpo de Bombeiros do Amazonas completa 147 anos de existência merecendo o nosso reconhecimento, meu e da Assembleia Legislativa do Amazonas, mas sobretudo de todos que gerenciam os serviços do nosso estado”, afirmou Cabo Maciel.

No Brasil o Corpo de Bombeiros foi criado em 2 de julho de 1856, por um Decreto Imperial assinado por Dom Pedro II com o nome Corpo de Bombeiros Provisório da Corte, sendo regulamentado em 1860 e militarizado em 19 de julho de 1980.