NOTÍCIAS

Aleam homenageia Sociedade Amazonense de Pediatria pelos 61 anos de fundação

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

26.ago.2022 12:54h
img
Foto: Hudson Fonseca

Os 61 anos de fundação da Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) foram comemorados em Sessão Especial, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio de proposição do deputado Felipe Souza (Patriota).

Na ocasião, foi entregue uma placa comemorativa em homenagem aos 61 anos de fundação da instituição e diplomas de Honra ao Mérito a diversos profissionais que se destacaram na área.

A Sociedade Brasileira de Pediatria foi idealizada pelo médico Fernandes Figueira, seu primeiro presidente, que a fundou em 27 de julho de 1910. Filiada à entidade nacional, a Saped é a segunda maior sociedade médica do Brasil, com cerca de 300 filiados.

“A Assembleia Legislativa do Amazonas presta uma homenagem à Sociedade Amazonense de Pediatria pelo seu trabalho e dedicação desempenhados em prol da saúde dos amazonenses”, consta no texto da placa.

“Nós cuidamos do futuro do país. Analisamos atrasos de desenvolvimento, acompanhamos a criança em todas as fases de desenvolvimento, a pediatria é o ramo da medicina que cuida do crescimento, comportamento e desenvolvimento do ser humano”, afirma a médica Elena Marta Amaral dos Santos, ex-presidente da Saped por três mandados.

Adriana Taveira, médica pediatra presidente da Saped, explicou que a instituição amazonense é uma referência em relação à criança e adolescente e que realiza cursos e treinamentos de atualização científica periodicamente, além de estar bastante atenta às dificuldades existentes no estado. “O cuidado com a criança precisa ser global, para que atinja seu potencial de desenvolvimento”, afirmou.