NOTÍCIAS

Aleam inicia programa Doador Legal com palestra de sensibilização para doação de sangue

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

01.jun.2022 20:25h
img
Foto: Danilo Mello

Na tarde desta quarta-feira (1), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou o Curso de Multiplicadores de Doadores de Sangue, no Auditório Berlamino Lins, que faz parte do programa Doador legal, realizado pela Casa Legislativa desde 2014. O encontro marca o início de uma programação especial com eventos alusivos à campanha Junho Vermelho e ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 deste mês.

Servidores, dependentes e acadêmicos de instituições universitárias participaram da palestra, que foi realizada pelas servidoras da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), Margareth Rodrigues da Silva e Suzete Camurça, respectivamente gerente de Captação de Doadores e subgerente de Coleta Externa do órgão.

Segundo a gerente Margareth Rodrigues, as estatísticas mundiais mostram que as doações de sangue não acompanham o aumento de transfusões, e que a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que um país precisa de pelo menos 3% de sua população seja doador de sangue para haver segurança transfusional. Porém, informou Rodrigues, no ano de 2021 apenas 1,6% da população brasileira era doadora.

“É preciso entender que a doação de sangue é uma responsabilidade social”, disse a gerente de Captação, afirmando que esse ato de doar perpassa o altruísmo. “Este sangue coletado pelo Hemoam é importante para todos, tanto faz se é da rede hospitalar pública ou privada, da capital ou do interior”, destacou, falando do objetivo fim que é salvar vidas.

Já a subgerente Suzete Camurça, falou sobre questões técnicas da doação de sangue, lembrando que homens e mulheres entre 16 e 69 anos de idade, com peso acima de 50 kg, podem ser doadores. No entanto, a idade máxima para iniciar a doação de sangue é de 60 anos; e jovens entre 16 e 17 anos podem doar apenas com autorização formar do responsável.

“A doação de sangue dura entre 5 e 15 minutos, e somada ao processo de entrevista médica e análise, dura ao todo entre 30 e 40 minutos”, explicou, destacando ainda que uma única bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas.

O programa Doador Legal é realizado desde o ano de 2014, inicialmente pela Diretoria de Saúde, e desde o ano de 2019 é coordenado pela Diretoria de Assistência Social.

Em 2022 chega à sua oitava edição, sempre com o objetivo de contribuir para a manutenção do estoque de sangue do Hemoam, e assim ajudar pessoas que estão em tratamento de saúde ou precisam passar por cirurgias.

O médico Arnoldo Andrade, diretor de Saúde e pioneiro no processo de conscientização e formação de doadores de sangue no parlamento estadual afirma que a palestra com técnicos do hemocentro é o primeiro passo para a mobilização das pessoas com o objetivo de ajudar o próximo.

“Estamos mobilizando pessoas que certamente serão multiplicadores, no sentido de buscar novos doadores e estimular aqueles que já doaram a voltarem a doar”, apontou o diretor.

Já a diretora Jandira Moura, da Assistência Social, explica que durante o mês de junho serão realizados eventos voltados para a doação de sangue. O primeiro foi a realização do curso de multiplicadores de hoje. O próximo será no dia 7, quando a unidade móvel de coleta do Hemoam estará na Casa; no dia seguinte, dia 8, equipes da Aleam estarão na sede do Hemoam, localizada na Av. Constantino Nery, 4.397, bairro Chapada, para orientar servidores ou dependentes que, por alguma razão, não puderam doar sangue na unidade móvel, possam realizar a doação.

“Durante todo o mês de junho vamos realizar a campanha para doação de sangue entre nossos servidores, e nossa meta é de, pelo menos, igualar as 300 bolsas de sangue alcançadas na edição de 2021”, disse a diretora Jandira, informando ainda que neste ano a campanha Doador Legal está sendo realizada em parceria entre as Diretorias de Assistência Social e Saúde, com o reforço da Comissão de Saúde da Aleam.