NOTÍCIAS

Aleam instala Comissão sobre Plano de Contingência Permanente para períodos chuvosos

Por Assessoria

20.mai.2021 11:16h
img
Foto: Dircom

A Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento, que tem como presidente o deputado Sinésio Campos (PT), promoveu uma reunião técnica, nesta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para instalar uma Comissão Especial (CE) com o intuito de criar um Plano de Contingência Permanente para Períodos Chuvosos.  A ideia é minimizar os problemas que esse fenômeno está causando à população e evitar que, caso ocorra novamente, o transtorno seja impedido.

Para o deputado Sinésio Campos, a CE é essencial, isso porque o fenômeno da cheia e vazante tem periodicidade.  “Concluímos nesta audiência que é difícil fazer dragagem dos igarapés, nesse momento, entretanto, ficamos acordados que na vazante esse serviço será feito. Agora, o que cabe é um Plano de Contingência Permanente para Períodos Chuvosos, para que a população não seja pega de surpresa”.

A reunião também trouxe como uma das pautas a dragagem dos igarapés de Manaus, mas, foi descartada devido a impossibilidade dessa atividade, segundo declaração do secretário Executivo de Ações de Proteção e Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Ferreira Máximo. “Nesse momento em que estamos, agora, no qual as águas continuam subindo, não é possível fazer a dragagem dos igarapés porque esse é um serviço de prevenção e não de contenção. Só podemos realizar a dragagem quando as águas baixarem. No momento, temos que focar na assistência social à população, construindo pontes em regiões tomadas pelos rios e fornecendo assistência por meio de estações de tratamento de água móvel e kits de higiene”.

O procurador Geral do Município, Marco Aurélio de Lima Choy, ressaltou que o município de Manaus se fez presente pela procuradoria, para tratar das ações emergenciais com relação às cheias que assolam a capital e salientou que deve ser revista a cota de emergência da cheia, atualmente em 30 metros. “Quero registrar a diretriz, direcionada pelo deputado Sinésio, para que a gente possa refletir sobre uma nova cota para Manaus, após esse episódio atípico de cheia, assim vamos evitar, posteriormente, diversos problemas sociais”.

Participaram da reunião técnica a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), Secretaria de Estado Do Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil do Estado do Amazonas, Defesa Civil de Manaus e prefeitura de Manaus.