NOTÍCIAS

Mesmo durante o recesso parlamentar, dois importantes órgãos de proteção social da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) seguirão funcionando normalmente: a Procuradoria Especial da Mulher, presidida pela deputada Alessandra Campelo (Podemos), e a Procuradoria Especial da Criança e do Adolescente, que tem como presidente a deputada Débora Menezes (PL).
A manutenção dos atendimentos reforça o compromisso da Casa Legislativa com a defesa dos direitos de mulheres, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Procuradoria da Mulher
Sob a liderança da deputada Alessandra Campelo, a Procuradoria Especial da Mulher atua no acolhimento de mulheres vítimas de violência, exploração sexual ou vulnerabilidade social, oferecendo atendimento humanizado, orientação e encaminhamento aos serviços especializados.
O órgão também recebe denúncias de violações de direitos, acompanha casos e articula parcerias para fortalecer a rede de proteção no Estado.
A Procuradoria realizou mais de 1.700 atendimentos apenas neste ano de 2025, demonstrando a crescente demanda e a importância do serviço para a população feminina do Amazonas.
“A Procuradoria da Mulher existe para assegurar que as mulheres tenham um órgão dentro da Assembleia que as acolha, oriente e acompanhe seus casos, além de fortalecer políticas públicas de proteção e igualdade”, afirma Campelo, reforçando que essa missão não pode ser interrompida, motivo pelo qual a Procuradoria manterá seu funcionamento normal durante o recesso parlamentar, garantindo atendimento contínuo às mulheres que necessitam de apoio.
Procuradoria Especial da Criança e do Adolescente
Coordenada pela deputada Débora Menezes, a Procuradoria da Criança e do Adolescente tem ampliado sua atuação em atendimentos psicossociais e psicoeducacionais, acompanhando semanalmente casos de violência doméstica, sofrimento emocional, abandono e negligência familiar em diversas zonas de Manaus.
O órgão também atua na articulação de políticas públicas, na mediação de conflitos e no encaminhamento de famílias para serviços de assistência social, saúde e proteção.
A Procuradoria tem fortalecido a rede de cuidado às famílias e reforçado a presença do Legislativo na defesa da infância e da juventude no Estado.
Débora Menezes reitera que a proteção de crianças e adolescentes é prioridade absoluta e que o trabalho da Procuradoria busca “romper ciclos de violência que atingem não apenas a vítima direta, mas toda a estrutura familiar”, destacando a importância de ações contínuas e integradas. Menezes afirma ainda que o recesso é apenas das reuniões parlamentares no Plenário Ruy Araújo, as atividades da Casa Legislativa e dos deputados estaduais não são interrompidas.
Atendimento garantido durante o recesso
Ambas as Procuradorias manterão suas atividades normalmente durante o recesso parlamentar, atendendo de segunda à sexta-feira, no horário das 8h às 14h, e garantindo assim que mulheres, crianças e adolescentes continuem tendo acesso a acolhimento, orientação e acompanhamento especializado.
As duas procuradorias estão localizadas no 4º andar da sede da Aleam, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.950, Parque 10 de Novembro.
Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950 – Parque 10 de Novembro, Manaus/AM, CEP: 69050-030
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta – 08h às 14h
Fone: +55 (92) 3183-4444 / CNPJ: 04.530.820/0001-46
Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950
Parque 10 de Novembro, Manaus/AM
CEP 69050-030
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta – 08h às 14h
Fone: +55 (92) 3183-4444
CNPJ: 04.530.820/0001-46