NOTÍCIAS

Aleam outorga Título de Cidadão do Amazonas a piloto de aviação

Por Jeane Glay - Assessoria

13.mai.2021 16:52h
img
Foto: Mauro Smith

Nesta quinta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu o Título de Cidadão do Amazonas ao piloto de aviação Fábner Louzada Depizzol. Proposta pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos), a solenidade de outorga foi realizada em Sessão Especial híbrida no Plenário Ruy Araújo, na sede da Casa Legislativa, conforme Lei Estadual nº 5.323/20.

Para o autor da propositura, a homenagem é o reconhecimento da Casa Legislativa do trabalho desempenhado por Fábner Louzada no Estado, realizando o transporte aéreo dos amazonenses com segurança e responsabilidade no interior do Amazonas.

“Ao realizar o sonho de voar, o nosso homenageado participou de inúmeras missões pelo Amazonas e passou a conhecer mais sobre a cultura amazonense, o povo, a flora, a fauna e as nossas riquezas. Esse conhecimento credenciou o comandante de avião anfíbio a transportar amazonenses com segurança e responsabilidade pelo interior do nosso Estado”, justificou João Luiz, ao comentar que o compromisso do comandante Fábner está além da logística pessoal, o piloto também realiza missões nas áreas de saúde, educação e transporte de suprimentos.

“Nesta pandemia, o nosso homenageado teve um papel importante ao transportar pacientes infectados com Covid em um avião anfíbio, além de levar oxigênio, remédio e suprimentos às comunidades mais necessitadas neste momento. Por tudo que tem feito pelos amazonenses, o comandante é merecedor desta honraria”, completou o autor da proposta.

Para o homenageado, receber o Título de Cidadão Amazonense é uma honra. “Agradeço ao deputado João Luiz e, principalmente, ao Estado do Amazonas pela receptividade e por ter acolhido a mim e a minha família. Quando fazemos o nosso trabalho, ele se torna parte do nosso cotidiano, mas quando esse mesmo trabalho é observado por outras pessoas, torna-se grande. E esse reconhecimento é muito gratificante”, ressaltou Louzada.

A Sessão contou, ainda, com a participação da deputada Therezinha Ruiz (PSDB), do secretário chefe da Casa Militar, Coronel Fabiano Bó, representando o governador Wilson Lima (PSC); subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais, Nicolau Libório dos Santos; e do titular da Secretaria Executiva Adjunta de Atenção Especializada ao Interior (SEA Interior), Cássio Roberto do Espírito Santo.

Origem

Nascido em Eunápolis, na Bahia, em 23 de novembro de 1987, o comandante Fábner migrou para o Norte do país com a família, ficando raízes no município amazonense de Boca do Acre. Em 2004, chegou a Manaus, se alistou as Forças Armadas e, em 2006, ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) como soldado voluntário. No ano de 2008, passou no concurso da FAB e participou de inúmeras missões pela Região Amazônica. Quatro anos depois, deixou a corporação e iniciou o Curso de Piloto Privado em uma Escola de aviação da Capital Amazonense. Em 2013, formou-se piloto comercial de avião, quando teve a oportunidade de conhecer 100% do Amazonas e, em pouco tempo, alçou a posição de comandante de um avião anfíbio, onde permanece até os dias atuais, voando pela Amazônia.