NOTÍCIAS

Aleam participa de lançamento do livro Cidades Lixo Zero e divulga a experiência da 1ª Semana Lixo Zero

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

19.ago.2022 14:38h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Desde terça-feira (16), está sendo realizada em Porto Alegre (RS) uma série de lançamentos do livro “Cidades Lixo Zero”, organizado e publicado pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), organização civil e sem fins lucrativos. A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) participou dos eventos de lançamento, divulgando a experiência da 1ª Semana Lixo Zero da Casa Legislativa, iniciativa que se origina na Lei Estadual nº 5.414/2021, que instituiu no calendário Oficial do Amazonas a Semana Lixo Zero.

Representaram a Aleam durante a semana de lançamento, a gerente de Assistência Social aos Servidores Ativos e Dependentes da Diretoria de Assistência Social, Socorro Oliveira, e a assessora da coordenadoria de Planejamento e Modernização, Camila Cruz. “Viemos trocar energia, experiências e aprendizados e tem sido muito produtivo”, avaliou Socorro Oliveira.

Durante os eventos, as representantes da Aleam conheceram uma das autoras do livro, a arquiteta Tainá Wanderley, que esteve presente em toda programação de lançamento. “Para mim é uma honra receber o Amazonas aqui, em Porto Alegre. Parabenizo pelas iniciativas, que já conseguiram implementar. Contem com o nosso apoio para construção de novos projetos”, declarou.

A embaixadora do Instituto “Lixo Zero Brasil”, em Porto Alegre, Paula Molleta, também esteve presente e conheceu a experiência da Aleam com a 1ª Semana do Lixo Zero do Parlamento Amazonense, realizada em outubro de 2021. “O Instituto está atuando aqui no Brasil desde 2010. No ano passado, a Semana Lixo Zero, realizada em outubro, aconteceu em 244 cidades brasileiras, inclusive em Manaus. Em 2022, queremos alcançar 500 cidades”, afirmou parabenizando a iniciativa do Parlamento amazonense.

A semana de lançamentos do livro em Porto Alegre começou na terça-feira, no Salão Vip da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e segue até a sexta-feira (19), no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Legislação Estadual

A Lei nº 5.414/2021 instituiu a Semana Lixo Zero no Estado, com o objetivo de fomentar políticas públicas socioambientais, promovendo debates e a conscientização sobre a destinação dos resíduos sólidos que a sociedade produz.

A Aleam realizou a primeira Semana Lixo Zero em outubro de 2021, com a promoção de debates sobre o tema e a distribuição, de forma simbólica, de 100 sacolas reutilizáveis produzidas a partir de material gráfico utilizado em eventos e solenidades da Casa Legislativa.

O material foi produzido em parceria com o Instituto Restaurar e Instituto Emmanuel Rei David, instituições que atendem 300 famílias carentes de Manaus e promovem cursos de qualificação.