NOTÍCIAS

Aleam promove o Educando pela Cultura especial do Mês do Orgulho LGBTQIAP+, no dia 15

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

13.jun.2022 13:37h
img
Foto: Hudson Fonseca

No mês de Junho é celebrado o mês do Orgulho LGBTQIAP+, comemorado anualmente no dia 28. A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, promove uma edição do programa Educando pela Cultura, que realiza cursos sobre Cidadania e Direitos Humanos, direcionados ao tema. O evento será realizado na próxima quarta-feira (15), no auditório Sônia Barreto, e contará com uma programação cultural e palestras temáticas.

Para a coordenadora do Educando pela Cultura, Jacy Braga, o tema é de grande importância por conta de o Brasil ocupar o primeiro lugar de índice de mortes por homofobia. “Vamos trabalhar com o tema das políticas públicas direcionadas a essa população, trabalharemos com a questão da religiosidade, do acolhimento e da discriminação, e teremos também debates sobre o papel da educação na convivência com quem é diferente”, explicou.

Entre outros tópicos também serão tratados os temas sobre legislação em defesa da população LGBTQIAP+; o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) específico à população trans e os motivos de existência da data. “A questão do Mês do Orgulho tem relação com o posicionamento frente à sociedade que essa população existe e exige igualdade dentro da sociedade, mas também de equidade para que essa população alcance igualdade”, destaca a coordenadora.

Na programação estão confirmados como palestrantes, a coordenadora do Ambulatório de Diversidade Sexual da Policlínica Codajás, Daria Neves; o professor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Denison Aguiar; o Bispo da Igreja Fraternidade Amigos do Evangelho, Renato Souza, a historiadora Lídia Helena Oliveira; e o professor de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Jefferson Pereira.

As inscrições para o evento, gratuito e aberto ao público, poderão ser feitas na hora e geram certificados de atividades de 3 horas.