NOTÍCIAS

Aleam promove palestra com secretário Jório Veiga sobre Desenvolvimento Sustentável

Por Diretoria de Comunicação

22.jun.2021 12:26h
img
Foto: Dircom

As dificuldades econômicas causadas pela pandemia da Covid-19 atingiram todos os mercado, porém, com o avanço da vacinação e a possibilidade de controle no número de infectados, é preciso pensar na retomada da economia e possibilidades de geração de emprego e renda, especialmente aos municípios amazonenses. Por essa razão, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Procuradoria de Estudos e Pesquisas Jurídicas (FEPJ), e em parceria com Fórum de Estudos Econômicos e Sociais para o Desenvolvimento Sustentável (Focos), promoveu na segunda-feira (21), um webnário com palestra do secretário Jório Veiga Filho, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

O procurador da Aleam, Alcebíades Oliveira, conduziu o encontro e avaliou positivamente a palestra, ratificando o compromisso do Poder Legislativo em contribuir para o desenvolvimento econômico amazonense e especialmente a criação de possibilidades de renda para o homem do interior, e assim, assegurar uma vida digna para esse cidadão.

Com o tema “A importância do planejamento para o projeto de interiorização do desenvolvimento sustentável do Estado”, o secretário falou para um grupo formado por empresários, pesquisadores e representantes de instituições de ensino e pesquisas e de setores econômicos como Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Sindicato da Indústria Madeireira, Aleam, dentre outras instituições.

Áreas que devem receber atenção para o avanço dessa interiorização foram detalhadas por Veiga Filho, que deu especial destaque para a necessidade de solucionar problemas de infraestrutura, como a qualidade dos serviços de telefonia e internet; fornecimento de energia elétrica logística adequada, com a criação de portos, aeroportos e estradas; locais de armazenagem dos produtos, dentre outros pontos.

“A Sedecti vem focando na diversificação das indústrias instaladas no Estado, com o desenvolvimento de produtos de maior valor agregado e de melhor aproveitamento de recursos naturais”, disse Veiga, ao expor as ações do Governo Estadual que estão em andamento.

O programa “Amazonas Mais Verde”, exemplificou o secretário, está sendo executado com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento sustentável, por meio da regularização fundiária e ambiental, retomada da piscicultura e arranjos agropecuários e agroflorestais. A estratégia, segundo Veiga, busca conter o avanço das queimadas em áreas como as do sul do Amazonas e os municípios que compõem a Região Metropolitana de Manaus (RMM).