NOTÍCIAS

Aleam realiza Capacitação para Multiplicadores de doação de sangue

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

18.mai.2023 16:18h
img
Foto: Alberto César Araújo

Dentro do programa “Doador Legal”, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), realizou Capacitação para Multiplicadores de doação de sangue com servidores da Casa Legislativa.

A diretora de Assistência Social da Aleam, Karla Estald, declarou que a atividade feita com o Hemoam, reuniu 67 servidores que agora tornaram-se multiplicadores. Ela também enfatizou que a ação tem como objetivo conscientizar sobre a importância da doação e fazer com que as pessoas repassem o que aprenderam. “Doar salva vidas e é importante que todos saibam como podem doar, onde, critérios, por isso a importância da parceria com o Hemoam”, disse.

Durante aproximadamente duas horas, a assistente social, Nívia França, gerente do setor de captação de doação da Fundação, esclareceu sobre qual a missão do Hemoam, além de elucidar sobre a importância da doação; critérios e recomendações para doar; quem pode fazer a doação; possíveis reações e cuidados que os doadores devem ter.

Nívia também destacou que as pessoas ainda tem muitas dúvidas sobre a doação de sangue, mas explicou que todo o processo é realizado seguindo rígidos critérios de segurança. Além disso, os exames feitos para que o receptor esteja protegido são extremamente sensíveis.

“Precisamos todos os dias ter doadores, por isso a necessidade de termos pessoas multiplicadoras das informações sobre doação de sangue, que tem uma função social. Doar é um ato voluntário e de amor!”, esclareceu.

Todos os participantes da atividade receberam certificado.
A servidora Khetlen Santos ressaltou a importância da atividade de capacitação para multiplicadores da importância da doação.

“Sem dúvida, servirá para conscientizarmos e arrecadarmos mais voluntários. Servidores da Casa e a comunidade em geral precisam estar cientes que a doação de sangue é um ato simples e seguro que pode salvar muitas vidas”, avaliou, completando que o sangue é um elemento fundamental para o funcionamento do nosso organismo. “E uma bolsa de sangue pode salvar até 4 pessoas”, finalizou.

No próximo dia 6 de junho, a unidade móvel do Hemoam, o “Vampirão”, estará na sede da Aleam para realizar o Programa Doador Legal.