NOTÍCIAS

Aleam realiza Cessão de Tempo para esclarecer Projeto que regulariza a pesca amadora e esportiva

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

07.out.2021 15:30h
img
Foto: Divulgação Dicom

O deputado Tony Medeiros (PSD) realizou uma Cessão de Tempo para tratar do Projeto de Lei (PL) nº 422 de 2021, de sua autoria, que regulariza a pesca amadora e esportiva no Amazonas. O tempo foi concedido a Leonardo Leão, presidente da Associação dos Operadores de Barcos de Turismo no Amazonas, para explicar o teor do Projeto.

De acordo com Leão, são necessários alguns esclarecimentos a respeito do Projeto, pois, segundo ele, é preciso corrigir um erro histórico, com relação à Lei nº 2.713 de 2001, que regula a Política de Proteção à Fauna Aquática e Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura Sustentável no Amazonas e ficou sendo necessário regular a Pesca Esportiva, Recreativa e de Subsistência. “A Aleam não havia feito isso e o PL nº 422 vem para regulamentar o setor”, defendeu.

Tony Medeiros reafirmou a importância do PL nº 422 e fez um paralelo entre o valor obtido com a pesca do peixe tucunaré que, de acordo com o parlamentar, seria em torno de R$ 6 milhões e com o valor gerado pela pesca esportiva da espécie, em torno de R$ 300 milhões para a economia do Estado. “A pesca esportiva injeta 115 bilhões de dólares na economia dos Estados Unidos. A pesca esportiva é uma atividade econômica que trará emprego e renda para a população amazonense, além de dividendos para o Estado”, finalizou.