NOTÍCIAS

Aleam realiza Cessão de tempo para pesquisadores da Ufam apresentarem Mapa Interativo

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

31.mai.2022 16:12h
img
Foto: Danilo Mello

Proposta pelo deputado Felipe Souza (Patriota), aconteceu na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Cessão de Tempo destinada à equipe da professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e doutora em Ciências da Comunicação,  Cláudia Monteiro, para apresentação da primeira patente comercial da universidade, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O Mapa tátil “Pé-Yara” tem informações históricas e geográficas de todos os municípios do Amazonas, e é destinado a estudantes do Ensino Fundamental e Médio com deficiência visual.

O projeto do mapa interativo ganhou o Prêmio Samuel Benchimol em 2014 e recentemente, em 2021, recebeu recentemente o Prêmio de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).

“Desenvolvido com materiais da flora amazônica, o mapa Pé-Yara apresenta o conhecimento de forma lúdica aos estudantes. Desenvolvido desde 2012, ele possibilita um novo olhar sobre os 62 municípios. O mapa pode e deve ser utilizado por todos, uma vez que a inclusão prevê o acesso para todos, sem discriminação”, explicou a professora.

Embora o mapa esteja voltado apenas ao Amazonas, a professora informou que, no futuro, a intenção é expandi-lo a outras regiões. “A pesquisa foi centrada no contexto amazônico, onde os estudantes terão oportunidade de conhecer mais sobre os aspectos políticos, econômicos, históricos, turísticos e sociais de cada município amazonense, apenas utilizando QR Code do celular apontando para o mapa”, acrescentou.

Cláudia Monteiro solicitou que os parlamentares estaduais disponibilizem o valor de R$ 100 mil cada um, por meio de emendas impositivas, para construção do mapa na Assembleia Legislativa e na Ufam. “Nossa intenção é agregar as novas tecnologias que por ventura forem surgindo às novas versões do mapa Pé-Yara, bem como novas informações serão agregadas no decorrer do tempo”, finalizou.