NOTÍCIAS

Aleam realiza evento que incentiva aleitamento materno no “Agosto Dourado”

Por Assessoria de Comunicação

18.ago.2022 15:24h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Foi realizada, na quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Sessão Especial dedicada à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

A Sessão foi proposta pela deputada Joana Darc (União Brasil), por meio do requerimento nº 2828/2022, em alusão ao “Agosto Dourado”, campanha criada para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação.

O evento contou com a participação de profissionais especialistas no assunto e dezenas de mães lactantes, que debateram a importância da amamentação para a saúde do bebê e seu desenvolvimento.

Como autora da propositura que tem sido realizada todos os anos na Aleam, Joana Darc destacou a necessidade de políticas públicas voltadas ao tema da amamentação enfatizando a importância casa para saúde do bebê.

A sociedade, de acordo com as informações levadas ao debate, desconhece o universo da amamentação e critica as mães que amamentam seus filhos em público. Não compreende que a mulher precisa trabalhar, fazer suas atividades, amamentar seus filhos no momento que eles precisam.

Foi citado ainda que a Casa Legislativa, tem trabalhado por políticas públicas sobre o aleitamento materno de forma que possa ser desmistificado o preconceito, assim como incentiva as mulheres a amamentarem onde se sentirem à vontade, e na hora que seus bebês tiverem fome.

Essencial para a sobrevivência, nutrição e o desenvolvimento nos primeiros meses de vida e no início da infância, o leite materno é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “alimento de ouro” para os bebês, uma vez que é rico em nutrientes que protegem a saúde do bebê devido à presença de milhões de células vivas que reforçam o sistema imunológico, milhares de proteínas que ajudam no crescimento e desenvolvimento, aminoácidos, mais de 200 tipos de açúcares que atuam como probióticos que alimentam o intestino com bactérias boas, além de uma grande quantidade de enzimas, vitaminas, minerais e anticorpos.

Estabelecida em 1992 pela OMS e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é promovida em mais de 120 países nas primeiras semanas do mês de agosto, sendo o principal movimento em defesa do aleitamento.